Blog

Ameaça de despejo no campo: nova ameaça de despejo do quilombo Campo Grande em Minas Gerais

Hoje teremos novamente noticias do MST, dando especial destaque à ameaça de despejo do Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais, luta esta com a qual a Rede Ecológica se envolveu em 2018. As ameaças de despejo, a luta e a Resistência do Quilombo Campo Grande foram registradas por 3 vezes (até a vitória), na nossa Carta Semanal, especificamente no final de 2018. Importante vocês valorizarem esta possibilidade de resgatar o passado através de nossas cartas,  disponíveis na intranet. Este é  um  espaço que além de ser informativo, também é repertório de memórias e espaço de denúncia e resistência.

Clique aqui e veja a matéria que divulgada

Neste episódio do passado ficou visível uma união de esforços do exterior e daqui, e uma campanha muito bem organizada, que foi vitoriosa. Neste momento estamos em uma situação muito mais adversa. Mas precisamos dar todo nosso apoio a este acampamento exemplar.

Indicamos material elaborado pelo coletivo de relações internacionais do MST. São vários passos a serem seguidos:

APELO À  SOLIDARIEDADE

Durante mais de vinte anos resistindo e produzindo alimentos saudáveis, o  acampamento Quilombo Campo Grande, produtor do Café Guaií, no sul de Minas Gerais, uma vez mais tem a data de despejo estabelecida para a próxima quarta-feira, dia  12 de agosto.

Veja COMO APOIAR, abaixo, e entenda melhor o que está acontecendo este vídeo:

COMO APOIAR

Passo 1: Envie aos seguintes emails

www.tjmg.jus.br/falecomtjmg

sco64bpm@gmail.com (Polícia Militar )

bhe.vagraria@tjmg.jus.br (Tribunal Agrario)

com cópia a crdh.territoriosul@gmail.com (monitoria de casos)

o seguinte texto  

Ao Dr. Gilson Soares Lemos

Declaro meu pleito de que suspendam os efeitos da decisão sobre a reintegração de posse do  PROCESSO N ° 6105218-78.2015.8.13.0024  de acordo com a orientação do ministério da Justiça, de que não deve haver despejo durante o isolamento social, de acordo com os artigos 22 a 23 do DUDH, que se relaciona com os direitos sociais, o direito ao trabalho, a escolha do trabalho, já que as famílias estiveram com a posse da área durante mais de 20 anos, tendo ali seus lares, produção e reprodução da vida neste lugar. 

Pela solução do conflito e pela permanência das famílias, faço este apelo 

Nome da organização

Estado

País 

Data

_________________________________________________________________________

PASSO 2 – ASSINE a moção de apoio:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/tribunal_de_justica_de_minas_gerais_salve_quilombo/?cmsuEnb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1088747-salve_quilombo&utm_term=msuEnb%2Bpo

—————————————————————————————————————————

PASSO 3 – Grave um vídeo horizontalmente, de 2 minutos a 3 minutos, expressando seu apoio ao Acampamento Quilombo Campo Grande, do MST, denunciando a ilegalidade de um despejo em meio a uma pandemia. 

Publique em suas redes sociais e marque @movimentosemterra e @minassemterra. Use a hashtrag #salvequilombo e #despejozero.

Queremos agradecer a todos/as vocês que são solidários/as com a luta e semeiam conosco um mundo de saúde e  dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras.

Vejam também a campanha em:

https://www.instagram.com/p/CDhFFXFpvhD/ e https://www.facebook.com/minassemterra/videos/2291076164372534/)

Encaminhamos também o link de uma vaquinha eletrônica que eles estão fazendo, neste momento tão difícil: https://www.catarse.me/sosquilombonapandemia

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/KtbxLzGHgCbCGrnPjzgjtZHpZscPLmzMrg?projector=1