Blog

Assentamento Oswaldo Oliveira: fortalecendo o acampamento Edson Nogueira

Outra notícia importante é que nós estamos conseguindo apresentar os sete territórios e seus processos sob a forma de mutirão em rodízios de tarefas, Assim, por exemplo, hoje trazemos o que tem acontecido no assentamento Oswaldo de Oliveira, em Macaé, único espaço rural atendido pela campanha Campo e Favela de mãos dadas contra o Corona e a Fome. Com Silvano Leite, um dos líderes, ficamos sabendo que houve inicialmente duas entregas da produção adquirida pela Rede Ecológica, conforme ele mesmo revela:

“A gente não realizou entregas. Estávamos, internamente discutindo, a partir de interação com a Rede, a manutenção das entregas em uma única comunidade, a fim de reforçar os vínculos com uma e não com várias. Tivemos amplas discussões e  chegamos à conclusão da importância de mantermos as ações no nosso acampamento Édson Nogueira,  por vários motivos:

1º. Para fortalecer a cozinha comunitária que lá existe;
2º. Para incentivar as famílias acampadas a produzir alimentos saudáveis;
3º. Para realizar oficinas de culinária (por exemplo, a oficina de Produção de doces e pães);
4º. Para construir de forma coletiva um refeitório, já que em tempo de chuva, é muito difícil se alimentar no espaço coletivo;
5º. Para melhorar a infraestrutura da cozinha coletiva.

São estas as propostas de desenvolvimento que queremos com este apoio e contamos com está e outras parcerias”

É muito bonito ver esse foco da parte deles em articular o recebimento de alimentos com ações e atividades de trabalho que empoderam e constroem autonomia. Algo neste sentido também já está sendo colocado desde o início em um outro território, o CAC, sobre o qual falaremos a seguir.

 

Assista clicando aqui video de Silvano