Blog

A horta comunitária do CAC, entre obstáculos, vai avançando

O grupo é pequeno, basicamente composto por mulheres, animadas e corajosas. Imaginem o que aconteceu no quintal? Por causa de um cavalo que por ali ficou uns bons tempos, apareceram carrapatos em quantidade preocupante. O que fazer?

Nosso GT de agricultura urbana virtual, especialmente criado para nossa campanha, foi acionado e prontamente respondeu ao nosso pedido de ajuda sobre o problema.

Marcio Mendonca: O tratamento comumente usado é fazer a chamada vassoura de fogo. Trata-se de passar uma chama de fogo. Se o espaço ainda não está em produção, fazer uma queimada controlada pode ser uma solução. Deve ser usada a calda sulfocálcica.

Outra contribuição importante sobre entender e atacar o assunto foi dada pela Juliana Wu, do Coletivo Mulheres do Hydra. “Os carrapatos são um problema geral. Está muito seco, eles proliferam. Eu falava com as agentes de saúde que este tema deveria ser tratado como caso de saúde pública, mas eles não enfrentam isso. Haveria de ter um tratamento sistemático nas áreas rurais”.

Dicas: pau d’alho e enxofre. Tomar banho com sabão de côco e sabonete de enxofre evita muito que eles se agarrem em nós. Enxofre é mais fácil, compra em casa de santo. Acho que em casa de material de construção também. Eu misturo o enxofre numa pomada de ervas e passo nos animais.

Havia a pergunta se deveriam suspender as atividades da horta, mas mulheres se definiram por continuar! E então, Nilce trouxe um bolo!   A animação continua apesar dos obstáculos!