Blog

Informações sobre o encontro “O acesso à comida de verdade para tod@s e o papel dos consumidores”

O encontro “O acesso à comida de verdade para tod@s e o papel dos consumidores acontecerá no dia 22 de outubro de 2020 das 9h00 às 11h00, finalizando o ciclo de lives que começou com o tema “A agricultura urbana e a Educação alimentar”.  Agora com o foco no tema da construção de grupos de consumo, o encontro visa a uma reflexão sobre o acesso de grupos populares à comida de verdade de uma maneira permanente. A nosso ver, isso requer a organização de pequenos grupos de consumidores, a fim de que estes de tal modo percebam a importância da proposta, que se comprometam a fazê-la chegar a mais pessoas, como a Rede Ecológica tem feito por tantos anos!

Nesse encontro teremos a oportunidade de ouvir a exposição de Rodica Weizman,representante da Rede Ecológica junto ao Consea Rio (núcleo Santa), sobre políticas públicas relativas à segurança alimentar, com especial ênfase em alimentação escolar;  a explanação de Ana Paula Rodrigues (Fundação  Angélica Goulart e núcleo Campo Grande), sobre a trajetória do núcleo de consumidores dentro da feira agroecológica de Campo Grande e suas ações transformadoras. Além disso, teremos a participação de Ana Santos, do CEM – território onde o processo de organização da campanha está adiantado e onde já se visualiza a presença de uma feira agroecológica permanente com possibilidade real de ocorrer a médio prazo – , que nos apresentará os detalhes dessa ação.

A Abertura do encontro ficará a cargo de Miriam Langenbach (Urca) e a moderação com Ligia Bensadon (Niterói).

Estamos fazendo esforços para conseguir realizar o lançamento do caderno de receitas agroecológicas preparado pela comissão de cozinha, com os primeiros 70 exemplares a serem distribuídos nos 7 territórios. Esse caderno será também disponibilizado na lista de encomendas da Rede Ecológica.

Os cadernos serão executados por 3 mulheres artesãs que integram a Coopcarmo, uma cooperativa de coleta seletiva que existe há aproximadamente 25 anos e acolhe um grupo de artesãs, que trabalha fundamentalmente a partir do reaproveitamento de materiais em Jacutinga/Mesquita.

URGENTE: para a confecção do caderno estamos precisando de materiais como (1) papel espesso para capa e (2) papel comum de tamanho A4. Quem tiver e puder disponibilizar esse material, por favor entre em contato com Jac Carrara no tel. 98773 6739

 

Imagem: A equipe da Coopcarmo com as apoiadoras Jac Carrara e Rose Prazeres com a bonequinha Tati, primeiro produto do grupo