Blog

O Curso Biopoder Camponês e a Agroecologia mobiliza a comissão gestora da Rede Ecológica

 “É fascista uma sociedade que obriga o pobre a comer veneno”. Esta frase foi dita por Sebastião Pinheiro que ministrará o curso Biopoder Camponês e a Agroecologia. Sebastião é engenheiro agrônomo e pesquisador social que se tornou pioneiro no desenvolvimento das propostas agroecológicas, dos bancos de sementes e da permacultura (v. cultura permanente) na América Latina.

A realização desse curso contou com a mobilização dos integrantes da comissão gestora que apoiaram e se encarregaram de sua divulgação. Foi bonito de ver! Houve grande empenho por parte das pessoas para a inclusão de nossos agricultores no curso, algo que nunca tínhamos feito ainda. Foi a união campo e cidade acontecendo de novas formas!

Imagem: curso Biopoder Campones e a agroecologia  ministrado por Sebastião Pinheiro nos dias 23, 25, 30 de setembro e 02 de outubro, das 14 horas as 17 horas em 4 sessões.

A seguir, um excerto da entrevista concedida por Sebastião Pinheiro ao site de Notícias ColombiaINFORMA em 27 de julho de 2018, quando esteve na Colômbia. Vale a pena ler na íntegra o que ele disse, acessando:

http://www.colombiainforma.info/entrevista-una-sociedad-fascista-el-pobre-debe-comer-veneno-sebastiao-pinheiro/ (Acesso em 16/09/2020)

Por que são importantes as hortas urbanas?

As hortas urbanas têm a função de permitir que pessoas pobres consumam produtos como hortaliças e frutas. Uma população pobre come, normalmente, mais amido do que proteínas, frutas ou verduras.  Quando utilizamos os espaços vazios das cidades, o fazemos pensando em que o povo se organize para garantir saúde às crianças e às famílias. Não se trata de competir com produtores que colocam seus alimentos no mercado […]