Blog

Conhecendo melhor o Coletivo Rua Solidária e seus parceiros

Alimentos frescos provenientes de nossos produtores Francisco Caldeira (Vargem Grande), Gustavo Rodrigues  (Brejal) e pelo Coletivo Alaide Reis (MST – sul fluminense) estão sendo doados sistematicamente. Vejam os produtos chegando ao centro da cidade:

  

Como tem acontecido semanalmente, eis aí mais uma entrega feita no centro da cidade, na Igreja Santo Antônio dos Pobres, localizada na rua dos Inválidos.

Foram entregues:

  • 200 QUENTINHAS
  • 200 ÁGUAS
  • 150 KITS HIG FEM/ MASC
  • SOBREMESAS ( bananas in natura)
  • Muito AFETO ❤️❤️

Conhecendo um pouco mais sobre nossos parceiros nestas ações do movimento Rua Solidária:

Gastromotiva, Organização da Sociedade Civil de Interesse público (OSCIP)

Tendo sido Fundada em 2006 por David Hertz –  chef e empreendedor social – , a Gastromotiva apresenta-se como parte criadora de  “uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida”.  Desenvolve projetos como cursos profissionalizantes gratuitos para jovens de baixa renda, cozinhas sociais em comunidades, restaurante-escola que oferece refeições gratuitas para pessoas em vulnerabilidade social, entre outros. Vale a pena visitar o site (https://gastromotiva.org/ ) e conhecer as ações desenvolvidas pela Gastromotiva, bem como ler a reportagem sobre ela na Revista on-line Follow the collors (https://followthecolours.com.br/cooltura/conheca-a-gastromotiva-ong-brasileira-que-transforma-vidas-atraves-da-gastronomia/ . Acesso em 22/9/20).

Instituto LAR – Levante. Ande. Recomece

O LAR trabalha a partir da premissa de que “A rua não deve ser o lar de ninguém”.  Apresenta-se ressaltando que “não se trata de filantropia”, indicando que suas ações “promovem independência”. Vale também uma navegada em seu site onde se propõe, entre outros, alcançar o objetivo de “garantir às pessoas em situação de rua acesso aos direitos constitucionais e ao mercado de trabalho com vistas a sua plena emancipação social” (www.institutolar.org.br  Acesso em 22/9/20)

Rede do Bem

A Rede do Bem é uma rede formada por voluntários, existente  há 5 anos, cujo objetivo é prestar atendimento básico à população de rua em todo o estado do Rio de Janeiro. É composta por ongs, ativistas, defensoria pública que se unem com a preocupação de promover assistência a esse grupo de vulneráveis sociais.

–  Coletivo Alaíde Reis do MST

O Coletivo Alaíde Reis é compreendido por agricultores no campo de 4 assentamentos do MST no sul fluminense.  Abastecendo sistematicamente de comida de verdade a Rede Ecológica, trata-se de parceria fundamental para o alcance de nossos objetivos.

A seguir, você poderá assistir e ouvir o que diz Edneia Pinto Araújo, uma entre as produtoras e produtores do coletivo Alaíde Reis que fornece alimentos ao Rua Solidária:

 

Dando mais um passo para conhecer melhor o projeto Rua Solidária, nada mais indicado do que ouvir a exposição feita pela líder desse movimento, Vania Rosa:

 

A fim de fecharmos aqui esse tópico, convidamos você a assistir à participação do padre Júlio Lancelotti no programa do canal Prerrogativas, transmitido no dia 19/9/20. Suas palavras vão nos ajudar a reconhecer a situação dramática em que vive a população de rua no Rio de Janeiro e em outros locais.

Link com o programa: https://www.youtube.com/watch?v=S784AgIozsk