Blog

Noticia triste que atinge família associada da Rede Ecológica

Texto do MST a respeito do incêndio:

🚨 Incêndio destrói moradia no assentamento Terra Prometida em Duque de Caxias (RJ)

No dia 17 de setembro, o casal Richard e Mariana foi surpreendido com um incêndio que destruiu sua moradia no Assentamento Terra Prometida, localizado Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Tal incêndio teve início durante a madrugada. A moradia construída com lona e madeira se transformou em pó. Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas é importante frisar que a morosidade na implementação das políticas de Reforma Agrária deixam as famílias beneficiárias em situação de total vulnerabilidade.

O Assentamento Terra Prometida jé teve sua imissão de posse fruto de um convênio do Instituto de Terra do Rio de Janeiro (ITERJ) com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), porém até hoje as famílias aguardam a aplicação das políticas de infraestrutura, crédito, saneamento, habitação que não foram implementadas, tendo algumas famílias inclusive a espera pela regularização da sua documentação na área.

É muito sério que famílias beneficiadas pela Reforma Agrária que lutam durante anos para que a função social da terra prevista na Constituição Federal seja cumprida, ainda se encontrem em situações tão precárias devido a inoperância dos órgãos que não cumprem seu papel.

Estamos cientes de que é organização popular que confere a classe trabalhadora direitos e dignidade e permaneceremos lutando para que haja justiça, dessa forma, estamos também construindo uma campanha de solidariedade com o casal para que possam reconstruir sua moradia e permaneçam firmes na luta.

🤝 Doações de qualquer quantia podem ser depositadas diretamente na conta da família atingida pelo incêndio. Outras doações de roupas de frio, móveis e eletrodomésticos podem ser entregue no Armazém do Campo RJ, na Avenida Mem de Sá, 135, Lapa.

🏦 Banco Inter
Mariana Freire Lopes
Agência 0001
Conta 3610073-0
CPF 12096368758