Blog

Apresentação da Coletiva Bem Viver

Segue a chamada feita por Silvia Baptista, que foi uma das fundadoras do núcleo Vargem Grande e que neste momento se candidata, através de um mandato coletivo, ao posto de vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Acontecerá em 07/10, às 19h.

Olá, companheirada da Rede Ecológica. 

 Gratidão . 

Só consigo começar essa carta-convite com essa palavra: Gratidão.

O aprendizado que recebi e recebo através de nosso convívio tem sido precioso. Informa a visão de uma cidade em transição agroecológica desde as periferias, mas também desde as cozinhas que optam pelo consumo responsável.

Estou candidata pela chapa Coletiva Bem Viver. Somos quatro em um. Quatro co-vereadores/as no pleito por uma única vaga à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. É uma luta nacional de transformação da política desde as bases. Como essa há várias outras campanhas coletivas pelo Brasil. Quero a oportunidade de expor essa proposta. Sei que irão gostar.

O programa da Coletiva Bem Viver prioriza muitas pautas que vivenciei enquanto Rede Ecológica. Dentre tantos diálogos possíveis penso que, no dia 7/10 às 19 horas, poderíamos falar da luta por soberania alimentar. 

A política alimentar carioca tem sido lesiva aos interesses populares. Trata-se de um quadro de necropolítica nestes tempos de pandemia. A concentração cada vez maior dos supermercados em mãos de poucos capitalistas é uma ameaça à vida. 

A crise política instalada na cidade do Rio de Janeiro reúne, a um só tempo, aspectos sociais, políticos, econômicos, mas não queremos esquecer o aspecto ambiental. São nas questões ambientais do planejamento urbano que reside a oportunidade da cidade continuar produzindo água e alimento. 

 

 Algumas questões para o diálogo: 

O consumo responsável, especialidade da Rede Ecológica, pode ser estimulado a partir de leis municipais? A mais recente experiência da Rede Ecológica na compra e distribuição de alimentos nas comunidades das Vargens deixa alguma demanda para o legislativo municipal? 

Muito especialmente em outubro colocamos prioridade na mobilização pelo combate diuturno à fome, por soberania e segurança alimentar e nutricional. Quais as demandas da Rede Ecológica que podem se desdobrar na Câmara Municipal nos próximos quatro anos. Temos uma certeza: a trincheira de nossas lutas será o orçamento público municipal. Essas urgências do Rio só poderão ser enfrentadas em Coletivas.

Para ter acesso ao encontro na plataforma zoom, por gentileza, confirme presença no link:                          

👇🏿

https://forms.gle/fe5k5ZaGKoaSG6df6