Blog

Um novo núcleo da Rede Ecológica chegando – na Bahia!

Texto de Gustavo Araújo (ex-associado do núcleo Humaitá)

Sobre a criação de um Núcleo em Serra Grande.

Participamos da Rede Ecológica há quatro anos aproximadamente e com o nascimento do nosso filho, Jordana e eu nos mudamos para Serra Grande, no sul da Bahia e agora estamos trabalhando para que esse movimento se multiplique aqui também.

Estamos situados em uma pequena vila chamada Serra Grande entre Ilhéus e Itacaré. Atualmente funcionam na região um grupo de WhatsApp de compras coletivas e o Circuito de Comercialização da Rede Povos da Mata, que é uma rede de certificação orgânica. A maior parte dos produtos orgânicos que chegam até aqui provém de Irecê, um polo produtor na região norte da Chapada da Diamantina a 700 km de distância de Serra Grande. Outros produtos chegam em um transporte organizado vindo do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Estamos na fase constitutiva e tivemos duas reuniões, contando com a participação de cinco famílias, dentre as quais algumas desejam além de consumir produtos orgânicos também dar escoamento para o excedente de sua produção destinada ao consumo familiar e também se organizar para o direcionamento de uma produção voltada para uma demanda existente. Além desses encontros tivemos uma reunião com sete produtores nativos que têm tradição na produção familiar de alimentos e que podem ser auxiliados com apoio logístico e de transportes, sobretudo se atenderem a uma sistematização de pedidos.

Existe assim a necessidade de se movimentar um processo de transição do atual modelo de abastecimento de alimentos orgânicos em Serra Grande, através da consolidação de um grupo de consumo e sistematização de demandas, criando incialmente uma lista com produtos orgânicos não perecíveis para compor um pedido mensal que uma vez estruturado poderá abrir novas frentes de fomento à agricultura local através de demandas previamente conhecidas e sistemas de trocas para consumidores que também são produtores.

Todo o material disponibilizado através do site da Rede Ecológica assim como o suporte de membros da Rede têm sido uma importante ajuda nesse processo de constituição do coletivo aqui em Serra Grande