Blog

Está sendo lançado o caderno ecológico de receitas da Rede Ecológica

Já está no sistema de pedidos de secos deste mês, o caderno ecológico de receitas, que está sendo elaborado para estar disponível nessa entrega de secos. Belíssimo feito da comissão de cozinha da Rede Ecológica!

Caderno Ecológico de Receitas da Campanha Campo e Favela de Mãos Dadas

O Caderno de Receitas Comida de Verdade no Campo e na Cidade, da Campanha Campo e Favela de mãos dadas, estará disponível na próxima entrega de secos e está sendo fortemente sugerido como uma alternativa de presente de natal!

O caderno foi elaborado inicialmente visando auxiliar as famílias que recebem as cestas agroecológicas da Campanha, mas acreditamos que será muito interessante e útil para todos e todas que desejam uma vida mais saudável e consciente.  Em linguagem simples, traz informações, dicas e receitas sobre comida de verdade, alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, valorização dos produtos da agricultura familiar e de assentamentos do Rio de Janeiro, como o aipim, batata doce, inhame, PANCs (os matos de comer), bananas. Incentiva a agricultura urbana e traz boas ideias para uso de temperos e bebidas naturais. Mais do que receitas, busca incentivar a criatividade para substituição de ingredientes, valorizando e aproveitando o que é produzido mais próximo.  Saboreiem!!

Comprando esse caderno, você contribui com a Campanha Campo e Favela contra o Coronavírus e a Fome. É um caderno ecológico artesanal, feito com capa e papel reaproveitado, com 50 páginas, das quais 30 contêm receitas e  20 estão em branco,  para suas anotações pessoais. Foi elaborado pela comissão de cozinha da Rede Ecológica, em parceria com CEM-Centro de Integração na Serra da Misericórdia, FAG- Fundação Angélica Goulart e “SIM, eu sou do meio!”. Colaboraram com esta edição Ana Santos, Ana Paula Rodrigues, Bibi Cintrão, Débora Debrochinski, Denise Gonçalves, Miriam Langenbach e Rita Scheel. A diagramação ficou por conta de Erika Martins e as ilustrações foram desenvolvidas pelo Ricardo Galhardo (vulgo Caco). A montagem do caderno com materiais reaproveitados tem o apoio da artista plástica Jac Carrara e do grupo de Artesãs TATI, da Coopcarmo – Reciclagem Comunitária Nossa Senhora do Carmo. Agradecemos às pessoas da Rede Ecológica que doaram o papel para o reaproveitamento e a todas as pessoas que colaboram com a Campanha.