Blog

 Encontro de quintais: um caminho altamente promissor  

De Ana Santos  Na Serra da Misericórdia – Complexo da Penha, aconteceu em 11 de novembro o 3° Encontro de Quintais como parte das ações do projeto Campo e Favela de mãos dadas contra o coronavírus e a fome – Rede Ecológica.

Nesse encontro, recebemos o Coletivo Terra. Os agricultores Cosme e Bia visitaram as áreas do Terra Prometida, observando aspectos da geografia local, suas potências e dificuldades. Ao longo do trajeto, tivemos uma troca muito rica em termos de conhecimentos e estratégias de ação. Em seguida à visita, fomos para o quintal dos companheiros indígenas maranhenses Leildes e Manuel e depois para o de D. Lourdes, onde houve uma conversa detalhada sobre plantio.

Encerramos com um café da tarde, quando aprofundamos o olhar para as possibilidades de ampliação do plantio urbano na Serra da Misericórdia sob as bases da agroecologia.

O encontro contou com presenças muito bem-vindas: da nutricionista Débora Dobrochinski, que nos contou um pouco sobre as ações do Sim! Eu sou do Meio; da Sandra Kokudai, arquiteta e integrante da Rede Ecológica; e das famílias de 5 quintais da Serra! Não divulgamos abertamente na comunidade para evitar aglomeração. Tivemos cerca de 15 participantes.

 

 

Eis o depoimento de Débora Dobrochini sobre encontro:

“Foi fundamental a troca de experiências. Cada família tinha um conhecimento sobre a terra e sobre os produtos que iam ser plantados. Cada um contribuiu de uma forma diferente. O Cosme nos ensinou sobre onde plantar, em que tipo de solo, os nutrientes de que a terra precisa. Tinha uma moradora que conhecia a fase da lua considerada melhor para se plantar. Já outra trouxe uma inovação: uma barreira feita de garrafas pet para manter os nutrientes, uma novidade! Foi muita aprendizagem!”

Os encontros serão quinzenais, e Débora dará continuidade a sua presença nestes momentos, junto com duas moradores integrantes do Sim Sou do Meio. Este talvez seja um dos resultados mais promissores da campanha: a integração e troca de experiências entre os territórios em momentos de formação.

O próximo encontro foi marcado para ser um mutirão no quintal da D. Lourdes, quando colocaremos em prática os aprendizados desse dia. Se alguém se interessar em participar, entre em contato com o representante do seu núcleo na comissão gestora.