Blog

Participe com a a Rede Ecológica no Fórum Internacional "A resiliência dos sistemas alimentares territoriais" - Edição 2020

 Após 3 edições no Rio de Janeiro e em Ouagadougou (Burkina Faso), o fórum dos sistemas alimentares territorializados esse ano será dedicado à resiliência alimentar dos territórios. 

Crises como a COVID19 e ameaças globais nos convidam a preparar sistemas alimentares resilientes em um espírito de solidariedade, local e global.

O fórum será realizado entre os dias 25 a 27 de novembro de 2020. Devido as medidas sanitárias o evento será 100% virtual.

A transmissão nas redes permitirá que todos acompanhem as sessões de qualquer lugar e muitos recursos de vídeos, documentos, artigos, etc estarão disponíveis para facilitar o intercâmbio na forma de troca de experiências (oficinas).

O fórum visa mostrar a criatividade e a capacidade de resiliência das “comunidades locais”, abrir um espaço de troca e criação de redes e fazer propostas de ações coletivas ou políticas públicas para a transição alimentar com foco na resiliência .

A originalidade deste fórum é reunir todos que promovem os sistemas alimentares territoriais: produtores, agentes de desenvolvimento local, empresas da cadeia alimentar, cooperação internacional ou associações alimentares locais, consumidores, autoridades locais, cientistas.

As experiências de campo combinam conhecimentos e pesquisas de ponta apresentadas durante as sessões plenárias na quarta-feira à tarde e quinta-feira de manhã (lembrar que os horários estão descritos com fuso horário da França que neste momento está a 4hs mais tarde que no Brasil, portanto deve-se antecipar 4hs nos horários indicados).

Abaixo uma breve descrição do programa:

PLENÁRIAS

>> Quarta-feira 25 de novembro à tarde

SESSÃO 1: “O estado dos sistemas alimentares em meio à crise da pandemia”.

Uma atenção especial será dada as iniciativas que visam garantir uma cobertura alimentar universal, com o Deputado Guillaume Garot da França, o geógrafo em políticas ambientais Terry Marsden do País de Gales e a socióloga Clara Craviotti sobre o mapa alimentar aplicado na Argentina. O especialista em agroecologia Moacir Darolt trará sua contribuição pelo Brasil e uma pessoa representará Burkina Faso.

>> Quinta-feira 26 de novembro pela manhã

SESSÃO 2: “A resiliência dos sistemas alimentares no momento atual”.

As trocas reunirão o Senador Joël Labbé que propôs uma resolução sobre a resiliência alimentar no Senado da França, um representante da Associação Greniers d’Abondance (Celeiros de Abundância) que publicou um guia sobre este tema, Stephane Linou, especialista sobre resiliência e autor de um livro de referência no tema, e Luc Bodiguel, pesquisador do CNRS sobre “resiliência, objeto jurídico não identificado”. Haverá um representante do Brasil e um para Burkina Faso.

 

OFICINAS
* as oficinas não contarão com tradução simultânea e serão encontros de perguntas e respostas de 1 hora e meia após estudo de cada participante dos recursos de mídia oferecidos no site e no canal de YouTube do evento (pequenos vídeos com opção de legenda automática). 

* Salas de pequenos grupos de pessoas – do mesmo idioma por exemplo – poderão ser solicitados após entrada na sala principal para debater o tema proposto.

Quinta-feira 26/11 à tarde :

❖ Oficina 1: O papel das cantinas e restaurantes escolares na resiliência social
❖ Oficina 2: A agricultura urbana para a resiliência das cidades
❖ Oficina 3: As iniciativas cidadãs pela resiliência alimentar
❖ Oficina 4: A resiliência na produção agrícola
❖ Oficina 5: Os sistemas hídricos e a resiliência dos territórios
❖ Oficina 6: Respostas a curto prazo e uma visão da resiliência a longo prazo

Sexta-feira 27/11 à tarde :

❖ Oficina 7: O transporte de mercadorias à vela – desafios e perspectivas para a resiliência dos territórios
❖ Oficina 8: O papel da soberania medicinal dentro da resiliência
❖ Oficina 9: Terra, permanência e a transmissão na agricultura para a renovação das gerações

 

>> Clique aqui para ver o site do evento com todos os detalhes e traduzido automaticamente 

>> Clique aqui para ver o canal de YouTube do evento com diversos vídeos enviados pelos participantes com suas experiências locais

>> O evento é totalmente gratuito e aberto a todos os interessados.

>> Para acompanhar as sessões plenárias 1 e 2 com a tradução simultânea, é necessário fazer inscrição para ser designado às salas respectivas no aplicativo Zoom, que contarão com essa funcionalidade.


FICHA DE INSCRIÇÃO EM PORTUGUÊS:

Clique no link abaixo para baixar o PDF com o Guia completo de como participar ao fórum e entender como vai funcionar o acesso às Plenárias e Oficinas:

como-participar-do-forum-V9_PT

Para dúvidas específicas, você pode entrar em contato com Roberta Rangé, que está colaborando voluntariamente com a Associação AMAR – uma das organizadoras do evento – como correspondente no Brasil para o Fórum:
WhatsApp (21) 99572-4633