Blog

O CEM vai para o mundo: 3 reportagens internacionais

 

A seguir links com tres filmagens feitas sobre o  CEM:

 

Uma primeira pela televisão alemã Weltspiegel mostra nossas entregas agroecológicas

https://m.facebook.com/watch/?v=457661748575881&_rdr

 

A segunda é de uma televisão chinesa:

https://newsus.cgtn.com/news/2020-09-09/Community-organizers-develop-organic-food-project-in-Brazil-s-slums-TD80FN3gBO/share_amp.html

— Abaixo, tradução da matéria por David Henderson (Núcleo Vargem Grande):

Materia veiculada pela “The China Report”:

Organizadores comunitários desenvolvem projeto de comida orgânica em comunidades brasileiras

O surto de COVID-19 deixou milhões de brasileiros pobres lutando para pagar pela comida, mas algumas organizações comunitárias assumiram a liderança na resposta à pandemia.

Uma organização não governamental, por exemplo, está promovendo o acesso a alimentos orgânicos nas comunidades do Rio de Janeiro aproveitando uma população que fica em casa para promover uma alimentação saudável.

No video a locutora fala sobre o complexo da Penha, uma extensão de cimento servindo de abrigo para uns cinquenta mil habitantes na periferia do Rio de Janeiro expandindo rapidamente sem consideração para condições básicas de moradia, entretanto leaderes comunitários assim como a Ana Santos estão pleiteando um pouco de terra para o plantio orgânico.

Com mais pessoas se mantendo em casa devido à pandemia Ana tem encontrado mais gente para engajar no projeto. Ana explica que esse tipo de alimento saudável não é acessível para todos por ser muito caro, mas agora tem uma grande oportunidade para esse trabalho de amor com pequenos lotes como o que está no vídeo onde plantam aipim, mandioca, verduras e árvores frutíferas.

A reporter informa que o projeto é para continuar mesmo após a pandemia para ter comida menos processada, por enquanto e desde março produtos saudáveis tem sido providenciado por produtores próximos fornecendo cestas solidárias para duzentas famílias.

Os entrevistados informam que o projeto é supervisionado por nutricionista e que a comida mais saudável tem trazido melhoras de saúde e esperança por dias melhores.

Ana Santos diz que as pessoas precisam cuidar de sua saúde e segurança alimentar na ausência de apoio do governo, Em vez de ficar reclamando, porque não buscar acesso à terra para plantar. O projeto tem sido uma oportunidade para transformar a tragédia da pandemia em oportuidade para ensinar as pessoas sobre como adotarem uma dieta saudável.

E ainda uma terceira em inglês, da TV Al Jazeera: