Blog

Nossa associada Renata Lara falando de seu projeto

Inauguramos o cine-debate neste fim de semana, em Itaguaí. Sentimos de homenagear essa cidade que vai nos acolher, resgatando um pouco de sua história

O território onde Itaguaí está hoje foi desbravado no século XVII, originalmente pelos índigenas Jaguaremenon. A tribo dos Y-tingas se desenvolveu, prosperou e acabou naturalmente rechaçando os jesuítas que ali aportaram. Diversos conflitos se deram, sendo o principal deles o caso do menino indígena de 10 anos que foi ferido e levado embora pelos brancos, tendo sido batizado com outro nome: José Pires Tavares.

Tavares cresceu entre os brancos europeus (os futuros brasileiros), mas sempre desejando defender o seu povo de origem. Quando fez 30 anos, já casado com uma índia, embarcou pra Portugal na intenção de obter uma carta de proteção pra aldeia Y-tinga junto à Coroa Portuguesa.

Foi recebido no Paço Real pela rainha Dona Maria I. Mas os brancos europeus que residiam no Brasil à epoca, próximo dali, ao saberem disso e da enorme chance que ele tinha de vir a conseguir a tal proteção régia, foram logo se manifestar, atacando violentamente a aldeia, sem distinguir sexo ou idade. Quem sobreviveu acabou amarrado a barcos furados, vindo a morrer afogado. Uma história forte e realmente lamentável.

Ao retornar de Portugal com o Conde de Resende, tendo como ordem da Rainha dona Maria I que restituísse as terras indígenas, José Tavares reivindicou a posse efetiva daquelas terras (em 1804), tendo em vista a possível arrematação do Engenho de Taguay localizado dentro das mesmas. Ele morreu no ano seguinte, em 1805, e o Engenho de Taguay foi de fato arrematado por proprietários terceiros. Apesar disso, os nativos permaneceram ali ainda por algum tempo.

Dedicamos essa exibição in memorian a todos que perderam sua vida injustamente.

Agradecemos o apoio da prefeitura de Itaguaí, da A.M.E (Associação de moradores do Engenho), da AMIGAS (Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais), assim como a disponibilidade de autoridades, como: o Prefeito Rubens Vieira, a Secretária de Educação e Cultura Nilce Ramos e o Subsecretário de Cultura William Cezar de Castro Padela.

.

As exibições acontecem em:

– sábado 6/3 às 19h na sede da A.M.E, que fica no bairro Engenho, na rua Manoel Soares da Costa S/N Lote 5 Quadra 11

– domingo 7/3 às 19h na Praça CEU, que fica na rua Décio Muniz da Silva Filho (Gleba B), em Chaperó.

.

Estamos ansios@s e vibrando puro amor💓💓 Vem com a gente!!

instagram.com/cine.rosachoque

 

Próximas exibições:

20 e 21/3 – Angra dos Reis

27 e 28/3 – Paraty