Blog

Os caquis e seus desdobramentos

Estamos desfrutando de deliciosos caquis que estão chegando semanalmente, não é mesmo? A seguir você poderá conhecer o processo de colheita e de transporte que envolve essa fruta. Os vídeos abaixo informam e são bem interessantes!

 

Você sabia que a cada ano ocorre uma perda em torno de 80% da colheita dos caquis?!  Neste ano, 3 territórios – FAG, Articulação Popular das Vargens e o CEM – estão planejando um modo de aproveitar desse maravilhoso produto, para além da safra.  Assim, visam fortalecer a organização de unidades de processamento dos caquis, especialmente no formato de polpa, que permite que a fruta seja degustada bastante tempo depois do término da safra.  Pessoas novas começam a participar desse planejamento, preparando-se para atuar nesse processo que está sendo visto com entusiasmo pela possibilidade de gerar renda com a cozinha. A ideia é que esse formato de processamento dos caquis fique permanente, com as mulheres se sentindo estimuladas a dar continuidade a ações que visam a geração de renda através de produtos locais.

A Rede Ecológica, através da Campanha Campo e Cidade contra o Corona e a Fome  está contribuindo de várias formas para que isso se concretize. Indicamos ser necessário conseguirmos 2 freezers (2), e o projeto Repasse com o Coração precisará entrar em ação. Além da doação dos freezers, precisamos conseguir também potes de sorvete e vidros de geleia e extrato de tomate, que serão muito úteis para a comercialização solidária dos caquis frescos. Vamos então, a partir do sábado da próxima entrega, iniciar a coleta dos potes de sorvete e dos vidros.

Estamos pensando em criar um grupo de zap para as pessoas poderem ficar mais próximas, caso queiram interagir e até ajudar a campanha de uma forma ou de outra.   Interessados em fazer parte do grupo, enviem por favor uma mensagem para Beto Jansen (21) 99234-7059