Blog

O assentamento Oswaldo de Oliveira em ação

 

No dia 23 de março foi dia de Solidariedade Ativa, da Regional lagos, com muito carinho e diálogo fraterno. Distribuímos os produtos agroecológicos oriundos do PDS Osvaldo de Oliveira, doados na comunidade de Malvininhas, no município de Córrego de Ouro. Esta ação foi construída em parceria com a Rede Ecologica.

Importante destacar que a distribuição acontece uma vez por mês para o acampamento Edson Nogueira e uma vez por mês para uma comunidade em Macaé .

No caso do acampamento, já se está avançando no sentido de que o feijão karucango está sendo plantado em espaços das famílias do acampamento . e também num espaço coletivo ali. Já aconteceu a aragem por parte do trator,, uma parte fundamental do processo produtivo. A Rede Ecológica no ano passado fez uma doação para esta aragem e  estabeleceu-se um sistema de fundo rotativo, no qual com a comercialização do feijão, os produtores vão se cotizando e devolvendo o que foi investido, para o fundo. Este dinheiro servirá para o próximo plantio. E isto aconteceu já este ano. Vitória importante!

Ainda a destacar, a vinda no ultimo mês de aproximadamente 15 familias que saem da cidade para o acompamento, pois estão sem trabalho, sem auxilio. Com esta vinda, começam a construir um caminho de dignidade e luta.

O acampamento já está colhendo vários produtos, de tal modo que a doação para o acampamento se centra mais no feijão e na farinha de mandioca, que ainda não é produzida no acampamento.

O feijão deverá ser colhido em aproximadamente 3 meses, e deverá abastecer também a nossa Rede Ecológica, que finalmente conhecerá mais de perto este famoso produto.

Estamos junt@s!