Blog

Dissertação de tese de mestrado desenvolvida em sitio de agricultora da Rede Ecológica

 

Texto de Lucio Lambert (ex-associado da Rede Ecológica):

Quando fui admitido para o Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica da UFRRJ, queria muito aprofundar meus conhecimentos, mas principalmente, estava determinado em deixar um legado diretamente aos agricultores familiares que sempre me receberam tão bem e tanto me ensinaram. Este legado deveria ter uma linguagem que eles entendessem, e deveria ser impresso para que pudessem ter sempre à mão e incorporar no manejo cotidiano dos cultivos.

Assim, surgiu a ideia de fazer uma “Cartilha de Adubos e Biofertilizantes de Baixo Custo”, na qual dou dicas e receitas de adubos e biofertilizantes orgânicos testados cientificamente e que podem ser feitos usando insumos, antes descartados, encontrados no próprio sítio ou próximo à ele.

Como o publico são os agricultores familiares fiz questão que fosse só impresso mesmo. “É tirar o conhecimento do repositório para colocá-lo no Território”.

Espero que possamos contribuir de alguma forma para uma crescente autonomia e sustentabilidade alimentar, nutricional e econômica do agricultor familiar.

Agradecimento especial à agricultora Flora Silva, do Assentamento Terra Prometida em Nova Iguaçu e sua família que foram muito acolhedores e participaram ativamente de todo o processo da pesquisa participativa no campo.

Como forma de agradecimento à REDE ECOLOGICA disponibilizo alguns exemplares para que façam chegar aos agricultores. Se houver interesse depois podemos discutir uma forma de imprimir maior quantidade”

Importante destacar que Lucio Lambert organizou algumas vivencias rurais, primeiramente no sitio de Leodicea em Magé, e posteriormente junto ao sitio de Flora Silva, em Nova Iguaçu.  Valeu, Lucio!