Blog

O papel das mulheres na Rede

 

Texto de Miriam Langenbach

Fomos convidada(o)s pela Universidade do Sul da Califórnia a apresentar a experiência da Rede Ecológica. O tema é “o feminismo vindo de baixo e olhando pro sul” com o objetivo de dar um espaço de expressão para os projetos de mulheres feministas na América do sul. Vimos que esta seria uma boa oportunidade de fazermos uma reflexão sobre o papel das mulheres na Rede.

A partir disto, foi definido que Rodica Weitzman (Santa), que  pesquisa há anos esta temática, e Ana Santos ativista junto ao feminismo negro e periférico (Grajaú/CEM), , estarão à frente da palestra, que acontecerá no dia 28 de maio as 19:00 locais. Estão dando apoio Beth Bessa (Grajau), Josefina Mastropaolo (Humaitá), Miriam Langenbach (Urca) e Rebeca Furtado (Grajau).

Para examinar a atuação das mulheres na Rede, pensamos em 3 frentes, para as quais precisamos da colaboração de toda(o)s associados:

  1. que se volta para a)o)s consumidora(e)s da Rede

Saber exatamente a proporção mulheres/homens na Rede é o primeiro passo.

Um segundo ponto crucial é examinar a participação na vida da Rede, em que a olho nu se percebe uma atuação forte das mulheres. Mas vamos saber em termos  numéricos e para isto é muito importante a atualização de cada associada(o) da Rede, no sistema de pedidos, onde está registrada a participação de cada um, em um grande quadro, que cobre as 4 áreas em que a Rede atua (área 1 – as compras coletivas área 2 interação produtor consumidor área 3 comunicação e formação  4 participação em movimentos sociais.

  1. Relativo a(o)s agricultoras(es), nossos produtores em geral: toda(o)s acompanhantes, seja de frescos ou de secos, deverão entrar em contato telefônico com seus produtores, tentando levantar alguns dados que se voltam para as mulheres. Rita Scheel, da coordenação de frescos e secos, prontificou-se a ser a ponte.
  2. Relativo à Campanha Campo e Favela de Mãos Dadas contra o Corona e a Fome 

Examinar também o protagonismo das mulheres, seja enquanto articuladoras,  agricultoras e beneficiárias.

Solicitamos o atendimento a este pedido até o dia 11 se maio para que o grupo organizado para este fim possa analisar o material. Desde já muito gratas por esta importante colaboração.