Blog

Rede Ecológica foi convidada a participar de encontro preparatório Para a Cupula das Nações Unidas sobre sistemas alimentares. Nossa representante será Bernardete Montezano (Campo Grande).

O Instituto Comida do Amanhã e o Instituto Fome Zero, com o apoio do Instituto Ibirapitanga estão organizando um Diálogo Independente, focado nas contribuições da sociedade civil, para que o encontro da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, marcado para setembro de 2021, possa ter um documento que apresente uma posição independente, brasileira, sobre as barreiras e soluções para garantir acesso à alimentação saudável para todos e todas.

O Diálogo será online e acontecerá no dia 11 de maio, das 9h30 às 11h30, com a curadoria do professor José Graziano, presidente do Instituto Fome Zero e um dos Champions da Cúpula de Sistemas Alimentares, e tendo como tema: O acesso à alimentação saudável é um direito de todos. Como garantir acesso universal à alimentação saudável e frear o atual aumento da insegurança alimentar e da obesidade no Brasil?

Durante o evento, os participantes serão divididos em grupos de debate. Cada grupo receberá um tópico de discussão que será apresentado como uma afirmação, um objetivo que deve ser alcançado num futuro próximo, para o qual os participantes do grupo devem interagir e identificar o que é necessário para que essa afirmação se torne realidade.

Os debates serão mediados e os resultados dos grupos serão relatados a todos os participantes na sessão final do evento, respeitando as regras de “Chatham House”, que garantem que as identidades serão preservadas e nenhuma fala será atribuída nominalmente a um participante.