Blog

Dando noticias da Rede Brasileira de Grupos de consumo

A Rede Brasileira GCR congrega grupos de consumo de várias partes do país, como SP, MG, BA, MS, DF, SC e RS. Nós, da Rede Ecológica, participamos desse espaço há muitos anos e inspiramos outros coletivos dada a nossa trajetória de longa data e nossa forma de organização por núcleos. Já houveram vários encontros presenciais para troca de experiências, aprofundamento de possibilidades de ações nacionais em rede e ações efetivas, como a compra de arroz do sul entre alguns grupos, além de expectativas de aprofundar esses intercâmbios. Com as mudanças na gestão federal há menos recursos e condições de articulação nacional presencial da Rede Brasileira, em especial geridas pelo Instituto Kairós, sem contar o contexto pandêmico, mas por Whatsapp as iniciativas vem trocando e dialogando sobre suas práticas de organização do consumo responsável. Participam desse espaço Lígia Bensadon, Beto Jansen, Julia Stadler e recentemente  Miriam Langenbach.

No mês passado, depois de muito tempo, houve uma reunião para debater o processo da VI Plenária Nacional de Economia Solidária, da qual a Rede Brasileira foi convidada a participar da sua comissão organizadora. Como entre os integrantes há militantes de longa data no movimento de economia solidária, dentre eles Lígia Bensadon, que além de representar a Rede Ecológica, também contribuiu na comissão de metodologia da VI Plenária por já ter atuado no Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Nesse encontro foi possível realizar uma análise de se promover uma plenária do movimento de economia solidária no atual contexto pandêmico e as possibilidades que a economia solidária e o consumo responsável trazem em meio a profunda crise que vivemos.

Ainda no mês passado também participamos de uma agenda do Instituto Kairós para trocar experiências sobre a gestão de Grupos de Consumo Responsável, quando apresentamos nossa experiência junto a outros GCRs (CSA, Comerativamente/SP e CAUS/SP), na ocasião também foi realizada a divulgação da Campanha Campo e Favela, gerando novas adesões de apoio. Para acessar as falas basta clicar em:

https://drive.google.com/drive/folders/1fvQBcnFYP0TjSWWSNvaDiXOptXEZKmYJ?usp=sharing