Blog

Vacinação acontecendo para a população de rua

Texto de Vania Rosa.
Em meados de junho foi realizada ação de imunização contra Covid 19 pelas equipes de consultório na rua baseadas nas clínicas da família Nélio de Oliveira e o Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau para a população em situação de rua. A ação ocorreu com a participação dos projeto JUCA. A primeira dose foi de AstraZeneca.
O Consultório na Rua já é antigo, atuando próximo a praça Cruz Vermelha. Estão atuando em territórios com maior concentração de população de rua. O Consultório na Rua é um instrumento da Secretaria de Assistência Social e da Saúde especifica para esta população.
Já fizeram na Gloria, em Copacabana. Eles fazem contato com projetos que estão mais efetivamente nas ruas. Eles juntam o máximo de pessoas, sendo que a atividade é pré-agendada pela Secretaria de Assistência Social. O Juca acolhe, levando quentinhas, água e eles aproveitam este momento. Instruem os que não se vacinaram, por
medo. Então as assistentes sociais estão lá para fazer esta interação.

Partiu da prefeitura, vindo pela secretaria de Serviço Social. Em principio
estava restrito as pessoas que estavam em abrigos e do Centro Popular,
onde a secretaria já tem o vinculo.
Ai começou a luta do Fórum Permanente da População de Rua com  a sociedade civil organizada, os projetos, as ONG´s e foi reivindicado que as
pessoas que não tem vínculos, com os abrigos e com centros Pop, não estão cadastrados, os que estão soltos, pudessem também receber as vacinas. Os desassistidos, soltos nas ruas.
Aceitaram fazer, já fizeram duas, e vai fazer no dia 27 e no dia 29 o Juca
propôs um café da manhã perto do café do Eli, onde se consegue até 300 pessoas . Eles aceitaram esta proposta e agendaram.
Através de uma pessoa da secretaria, ficou claro que os profissionais preferem estar onde os projetos estão atuando, se sentem mais acolhidos.
O que ficou combinado é que toda a população de rua seja vacinada, o maior numero de pessoas. Não era o plano da prefeitura. Foi uma vitória da sociedade civil organizada.
Pensando na segunda dose, que ocorrerá em 3 meses, o Juca terá um caderno com as notações das pessoas, e ficarão avisando a eles quando a equipe chegar nos diferentes lugares.
Exemplo de cidadania!