Blog

Rede Ecológica é fonte de inspiração

Texto de Yasmim França

Meu nome é Yasmim, sou psicóloga do Programa de Atendimento a Resgatados de Trabalho Escravo da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, que é parceira do Ministério Público do Trabalho no Projeto Ação Integrada. Além disso, entrei agora em junho na Rede Ecológica. Além do atendimento a resgatados de trabalho escravo, nós do Projeto Ação Integrada também fazemos projetos de prevenção a grupos mais expostos ao risco desse tipo de violação.

Desde 2019 estamos atuando junto com quilombos da Região dos Lagos (Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia, Búzios), após uma ação de fiscalização das condições do trabalho na área. Em 2020, então, devido à
pandemia, intensificamos algumas ações humanitárias, principalmente para a promoção da segurança alimentar. Doamos milhares de cestas básicas para os quilombos e outros grupos. No entanto, gostaríamos de fazer diferente a partir de agora, ao conhecermos mais a Campanha Campo e Favela de Mãos dadas contra o Corona e a Fome.

Nossa ideia neste momento é comprar alimentos de produtores locais, agricultores familiares, assentamentos, etc., e distribuí-los para algumas famílias quilombolas. Temos mapeadas centenas de famílias de diversos quilombos da Região dos Lagos que estão solicitando doação de alimentos. Queremos atender esta demanda conforme haja  a possibilidade, de acordo com os recursos que temos.

Nós estamos estudando a melhor forma de conseguir a integração deste projeto ao assentamento PDS Oswaldo de Oliveira. E também sugerimos contato com o projeto Cantagalo e Coletivo Andorinha, em Rio das Ostras.

Vai ser muito importante, que, caso você conheça algum assentamento nesta região possa ajudar a fazer o contato. Procure Yasmim (21)996762236