Blog

Crédito solidário a todo vapor na Rede Ecológica

Texto de David Henderson (Vargem Grande)

Embora as entidades financeiras nos fazem crer que se preocupam com nosso bem estar, não creio que seria muito exagerado desconfiar que não necessariamente seja assim.  Parece mais certo que empreguem o dinheiro a elas confiado em projetos que embora lhes sejam lucrativos, nos dão também um retorno no dinheiro investido.  Na verdade, o destino destas aplicações nada nos interessa no que diz respeito à sobrevivência da nossa espécie nesta planeta!  Ou seja, é bem capaz que o dinheiro no banco seja investido em algo com que você conscientemente não concordaria.

Não temos, atualmente, investimentos a propor que renderiam tanto quanto, digamos, um bitcoin, ou uma safra de soja, ou uma arrouba de boi, mas oferecemos um retorno semelhante à poupança e o dinheiro é destinado à pessoas necessitadas conhecidas nossas, que se tivessem que pedir empréstimo no banco, jamais conseguiriam sair do vermelho.

E assim, pela segunda vez em sua história, a Rede, através da Comissão do Fundo Rotativo mobilizou investidores – que somos nós, associada(o)s da Rede – para levantar fundos suficientes para emprestar dinheiro a taxas iguais à poupança para o Márcio, um de nossos motoristas, na compra de uma van para fazer entregas, Celso, um agricultor do assentamento Terra Prometida para colocar seu trator em funcionamento e João Pimenta, produtor do Serorganico, recuperar seu caminhão.  Isto,  estamos denominando investimento solidário.
Foi bonito o processo: foram relativamente poucos – 13 pessoas – que aderiram, mas com sua adesão conseguiu-se arrecadar aproximadamente R$ 22.000,00.  Foi importante um crestante pegar R$ 5.000, 00 para investir na Rede! Deu muito certo!   A adesão foi suficiente para o que se precisava.
O bom é que o dinheiro vai retornando rapidamente ao fundo já que os que receberam o empréstimo devolvem as parcelas em um prazo que não ultrapassa 18 meses, e este retorno é tranquilo.  Quando novos pleitos, novos investidores serão acionados. Preparem-se!

Parabéns ao pessoal que confiou seu dinheiro a esse investimento inusitado e ao Fundo Rotativo pela mobilização e logística.