Blog

Relato da reunião da comissão de acompanhamento de frescos em 4/8/21

Há bastante tempo não havia reuniões da comissão de acompanhantes de frescos. O ponto de partida foi a perspectiva dos coordenadores da comissão que tinham assumido esta função provisoriamente, sobrecarregados de trabalho, avisarem que não continuariam a assumi-la.

Dali surgiu a ideia proposta por Miriam Langenbach, de buscar um caráter mais auto gestionário, ficando várias atividades distribuídas entre os participantes. Em uma reunião prévia da Comissão de Frescos e Secos, Graciela Pagliaro, acompanhante dos produtores da Coofeliz, topou assumir a animação desta comissão de frescos. Gratidão, Graciela! A partir disto foi pensada uma proposta de pauta para a reunião:

  1. apresentação dos presentes,
  2. como fortalecer maior participação: reunião remota ou presencial a cada três meses, como parte do compromisso com esta comissão / como fazer o zap ficar mais atraente, fomentando participação

3.entrada de novos produtores

  1. entrada de novos acompanhantes necessidades de novos acompanhantes / integração dos novos
  2. controle da lista semanal de produtos
  3. entender a realidade dos produtores: o questionário
  4. comissão de qualidade / embalagens
  5. marcação da próxima reunião

 

O primeiro ponto foi uma breve apresentação dos participantes.

Carminha (Coletivo Alaíde Reis e nos secos, Dandara);

Elaine (Sitio Quaresmeiras);

Iris (Bemposta);

Marinete (Coletivo Terra);

Yasmim (produtoras de ovos);

Marcos (produtora nova associada de Niterói, Priscila);

Geo Britto (MPA);

Miatã (coordenador dos acompanhantes de frescos);

Graciela (Coofeliz e apoiadora da comissão de frescos)

Rita (coordenadora dos secos);

Bibi e Sandra, (coordenação de frescos e secos).;

Miriam (fundadora da Rede Ecológica)

Um número inédito de pessoas.

O primeiro ponto abordado foi a necessidade de uma maior interação e participação. Foi destacada a importância da comissão, que trata de nossos produtores de frescos, locais, entre os quais vários lutam com grandes dificuldades na comercialização e que cumpre um dos papéis mais importantes da Rede Ecológica, que é de suprir semanalmente produtos de qualidade para seus associados e viabilizar uma aproximação e conhecimento mais profundos dos que nos abastecem.

Elaine sugeriu que se fizesse um mapeamento de todos que participam dessa Comissão (todos do grupo de WhatsApp) e suas funções, que fique visível como parte fixa no zap. Falou ainda sobre a necessidade de definir certos “protocolos” que viabilizariam ação dos acompanhantes junto a Janaina e/ou coordenadores. O zap também foi visto como problemático, na medida em que vários assuntos, alguns necessitando de respostas urgentes são colocados, assim como discussões mais elaboradas sobre produtos, criando muito material. Foi destacada a necessidade de respostas mais rápidas para certas situações, que ficam sem resposta. Ficou a pergunta de como estas decisões se resolvem melhor? Tem questões que Jana, a frente dos pedidos, faz questão que sejam resolvidos pelo coletivo.

Marinete falou sobre a horizontalidade como um dos pontos fortes da Rede Ecológica, possibilitando maior democratização. Ao mesmo tempo fica mais complicado e confuso. O zap não deve entrar como substituto de reuniões, o que é uma tendência que acontece. Os tempos de pandemia acabaram reforçando muito a virtualidade. Mas vários não se sentem à vontade para colocar suas posições e dúvidas. Destacou-se a importância dos encontros periódicos.

Uma questão levantada foi que a comissão é muito grande o que dificulta seu funcionamento. Até que ponto todos têm que participar? Até que ponto várias situações podem ser resolvidas diretamente com Janaína, e outras serem resolvidas no grupo? Seria importante listar as questões que tem relação com Janaína.

A questão de produtos novos também fica como algo que acaba levando muito tempo para ser definida.

Chegou-se à conclusão que nestes primeiros tempos de busca de maior integração , deverá haver reuniões uma vez ao mês, em que certas situações são mais aprofundadas  pelo coletivo.

Abordamos o controle da lista semanal de produtos, que precisa uma checagem final, tarefa sistemática muito importante e que está vaga. Miatã, na medida em que deixa de ser coordenador, se prontificou a estar nesta atividade, e os acompanhantes ficaram de conseguir em seus núcleos, uma segunda pessoa, possibilitando revezamento e maior dinamismo. Ficou claro que cuidados especiais devem ser dispensados na segunda e terça, momentos em que a lista vai para o ar. E que se tenha antes disto, algumas horas, em que a checagem final seja feita.

A superposição de produtos também foi abordada, e a busca de critérios já trabalhada em várias reuniões entre Bibi, Rita e Sandra., mas que são desconhecidos por alguns.

O recém-atualizado e completo manual de acompanhamento dos produtores foi destacado como fundamental para este entendimento.

Ficou o pedido de que o site, espaço de apresentação dos produtores, seja conferido anualmente.

A questão das embalagens, especialmente os sacos para trazer os produtos, e toda a cadeia de retorno, precisa receber atenção especial, já que um carro chefe da Rede Ecológica é a coerência ambiental. Falou-se   da comissão de qualidade, que está em um momento de organização, e que em próximas reuniões terá a presença de um representante, para trazer críticas, elogios levantados pelos consumidores.

Foi vista a questão do questionário relativo aos produtores, preparado pela coordenação, mas não levado a cabo.  Yasmin se prontificou a auxiliar neste processo, e ficou o pedido que o levantamento junto as mulheres produtoras recém-concluido por outra comissão, seja compartilhado.

Foi trazida também, através da acompanhante de produtoras de ovos, a necessidade de aumentar os preços,  e um certo temor de fazê-lo. Vimos que a iniciativa de estabelecer o preço dos produtos deve ficar por conta dos produtores.

Foi marcada nova reunião no dia 1 de setembro as 18:00, e que as próximas reuniões do grupo deverão ocorrer toda primeira quarta-feira do mês, às 18h. Os temas se voltarão para o exame do manual e produtos repetidos. Ficou combinado que leríamos o manual de acompanhamento dos produtores, conversaríamos sobre ele e começaríamos a conversar sobre os critérios a respeito de novos produtos e superposição de produtos na oferta semanal.

Ficamos muito contentes com o espírito participativo e construtivo percebido dentro do grupo, que promete muita coisa boa e com a importância dos temas levantados.