Blog

Relato da reunião da comissão de acompanhantes de frescos

Texto de Graciela Pagliaro e Miriam Langenbach

Estavam:  Carminha, Elaine, Elton, Graciela, Marcos, Marinete, Miriam, Yasmin

1.INFORMES:
– comissão de qualidade vai estar presente com um representante na próxima reunião
– embalagens para os nhoque do coletivo Alaide:  compraram um estoque grande destas embalagens, que tem sido problemáticas.  Carminha já combinou que até dezembro isto vai ser modificado.  Ela está testando com eles uma embalagem de papel que pesquisou, e pensa em comprar umas 100, e pedir que 10 cestantes experimentem com ela para ver se funciona bem em termos de vedação, etc.
– Elaine traz uma certa peregrinação para conseguir mapear o caminho dos sacos encaminhados aos produtores, na época dos cítricos, que se perdem no meio do caminho.  Estas perdas também aconteceram muito com as caixas e é todo um processo que precisa ser trabalhado.  Há necessidade de se ter um fluxo definido para que essa logística reversa funcione.  Foi compartilhada a conversa na CG de se criar uma comissão de acompanhamento aos motoristas, percebidos como pouco integrados à Rede e sua vida, e este poderia ser um bom tema a ser abordado com eles. Foi sugerido que houvesse um representante da comissão, de preferência Elaine ou Carminha, que estivesse na próxima reunião da cg, quando este tema vai continuar a ser abordado.  E que uma pessoa se integre a esta comissão que está em formação. Tem sido tentada uma conversa com Beto da logística, sem sucesso. Graciela ficou de conversar com ele.
2. Aumento do preço dos ovos
-Yasmin traz o pedido das produtoras de ovos, de aumentar o preço. Foi aprovado o aumento para R$14,00.
-Além disto ela fala do questionário, que está praticamente pronto
3.Relato do acompanhamento do produtor Francis co Caldeira da Agrovargem
Elton traz sua experiência de acompanhamento de Francisco Caldeira, da Agrovargem.  Fala de suas 3 visitas ao sítio do Francisco (ele tem 2 sitios), e de como não é simples este cultivo.  São 10 famílias, na sua maioria com pessoas com mais de 50 anos, cujos filhos não se interessam em viver e trabalhar da terra, o que ameaça sua continuidade futura. As famílias estão bastante integradas, fazem mutirões nas terras uns dos outros. O fato de estar dentro do Parque da Pedra Branca, vertente Vargem Grande, em área de conservação, dificulta, apesar da interação com os integrantes do Parque ser positiva. Alguns obstáculos tem a ver também com o fato de animais comerem muito os produtos – isto foi especialmente mencionado em relação ao aipim, comido pelos gambás .
Elaine falou também de como os jacus atacaram a colheita de pêssegos do sitio Quaresmeiras, diminuindo muito sua colheita, afetando sua receita.
Ficou a recomendação de Elton interagir com Annelise, para entender mais a história da Agrovargem
4.ANÁLISE DO MANUAL
Foram lidas as chamadas das lâminas e alguns aspectos foram conversados: (vão ser trazidas as sugestões especificas,. a serem vistas com rits).

Pontos mais significativos da conversa:
l. 7 sobre a organização e sua história
MPA no site apareceu inicialmente apenas com a caracterização do movimento. O que precisamos saber ainda é da origem dos produtos específicos que compramos. Isto precisa ser melhor situado pela pessoa que acompanha,.
Outro ponto parecido é a questão do sal, do qual não se consegue saber nada sobre a empresa que fornece. Parece ser uma multinacional. Yasmin se ofereceu para procurar o nome da empresa na lista de empresas que têm relação com trabalho escravo, fato que parece que acontece com certa frequência com algumas salinas da região.
Nas embalagens, se enfatizar a eliminação de isopores, sacos plásticos
Nas laminas relacionadas à coordenação de secos e frescos, foi levantada a sugestão que a coordenação de frescos desapareça, e que a comissão absorva suas funções relacionadas à entrada de novos, e também problemas que possam surgir, tornando-se autogestionária de fato.
Viu-se ainda a necessidade de fazer referência à agricultura urbana (é a produção mais local que temos), e também aos povos originários.
Foi feita a proposta de que examinemos os símbolos nos produtores, tanto para completar, quanto para acrescentar a certos produtos. Uma boa forma de conhecer melhor os produtores.
Isto ficou de ser visto na próxima reunião, e também pedir para Miatã e Pedro falarem de sua atividade de conferencia da planilha.
O clima na reunião foi muito produtivo e harmonioso   Foi muito bom ouvir ao final, o depoimento de Marcos, novato na comissão, compartilhando ter sido um momento de muito aprendizado.