Blog

Pensando sobre a Rede, suas necessidades e perspectivas para 2022

Texto:

Este é um momento para pensarmos sobre encaminhamentos para a Rede Ecológica tanto internamente quanto em relação a Campanha Campo e Favela de Mãos dadas contra o Corona e a Fome.

1. É importante voltar a atenção para dentro da Rede, que vive várias lacunas: para iniciar, a situação do núcleo Humaitá, sem sede há quase dois anos e bastante ameaçado em função disto;

2. O núcleo Urca, pela primeira vez em muitos anos sendo deficitário;

3. A Comissão de Frescos que conta atualmente com um excesso de produtores e produtos para relativamente poucos consumidores;

4. A Comissão de Retornáveis talvez precisando de reforço para levar as questões do reaproveitamento e redução de embalagens plásticas mais longe;

5. A Comissão de Comunicação nas redes sociais e o site conseguir se organizar melhor;

6. A Comissão da Carta Semanal ter mais apoio do ponto de vista da redação;

7. Comissão do Repasse com o coração precisando de um reforço de pessoas;

8. Momento para pensar sobre a Campanha Campo e Favela de Mãos Dadas contra o Corona e a Fome
A campanha está planejada para se encerrar em dezembro se 2021 e terá durado 21 meses, um tempo significativo.

Importante que pensemos a continuidade da proposta do acesso a alimentos saudáveis, o que talvez pudesse ser pensado através da organização de feirinhas agroecológicas, que vários territórios já organizaram.  Só que neste momento, não mais pautadas na doação, mas em formas de apoio diferenciadas.
Até que ponto as feirinhas agroecológicas poderiam se transformar em núcleos da Rede Ecológica, núcleos populares que teriam um apoio diversificado:  Apoio no transporte dos produtos, nas articulações com os produtores, buscando um preço mínimo, e estimulando-os a encaminhar suas sobras por um preço mínimo também.
Apoio as iniciativas de formação em agricultura urbana e cozinhas comunitárias, fonte de geração de renda, com produtos que poderiam ser vendidos nestas feirinhas.

Estas ideias deverão estar sendo abordadas na próxima reunião da coordenação da Campanha, e também pela Comissão Gestora, e outras comissões.