Blog

Muito interessante a pesquisa coordenada por Rodica Weizmann

“Práticas inovadoras para a autonomia das mulheres do campo: Lições do Brasil e Uruguai”, de autoria da profa. Rodica Weitzman (pós-doutoranda CPDA/UFRRJ) foi uma produção realizada pelo Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e resultado de um processo de sistematização desenvolvido no ano de 2020 junto aos grupos de mulheres e assessores/as das equipes técnicas dos 6 Projetos apoiados pelo FIDA na região semiárida do Nordeste do Brasil e no Uruguai, com o principal objetivo de identificar experiências inovadoras que visam o empoderamento das mulheres rurais e as transformações nas relações sociais de gênero.
A publicação apresenta o que poderiam ser identificadas como práticas exemplares de desenvolvimento rural sustentável lideradas por mulheres no contexto dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil e no Uruguai, as quais tem contribuído para o fortalecimento de redes locais no âmbito territorial e para o fortalecimento de políticas públicas locais. Muitas destas experiências ressaltam o uso de poucos recursos para construir propostas de desenvolvimento local sustentável, focando em abordagens agroecológicas de produção e na experimentação de tecnologias adaptadas, de modo que estas mulheres se tornem modelos de liderança dentro de suas comunidades e fora delas.
A publicação é disponível para download em português e inglês no link abaixo:
https://lac-conocimientos-sstc.ifad.org/es/w/prácticas-innovadoras-de-género-para-la-transformación-rural-lecciones-de-brasil-y-uruguay?p_l_back_url=%2Fsearch%3Fq%3DGenero

——————–
CPDA/UFRRJ
Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Av. Presidente Vargas, 417 – 6º ao 10º andar – Centro
Rio de Janeiro/RJ – CEP 20071-003
Tel.: (55 21) 2224-8577
http://institucional.ufrrj.br/portalcpda/