Blog

Conversa das Quintas – Erosão e Mudanças Climáticas, dentre outros assuntos - 19/02/2022

No próximo dia 24, acontece mais uma Conversa das Quintas.

Davi Henderson trará como convidado o Professor Felipe Pinheiro. Sobre ele, temos a seguinte informação:

“Em 2015 comecei a estudar o desafio brasileiro de como fazer a transição de pastagens degradadas para sistemas agroflorestais biodiversos em que animais estejam presentes. Estudei experiências ao redor do planeta, e foi logo no único bioma exclusivo do Brasil, a Caatinga, que achei as alternativas mais relevantes, ambientalmente e socialmente.

Assim, em 2018, mesmo não precisando mais realizar pesquisas de campo para concluir o doutorado, resolvi ir no rico bioma para buscar e documentar em vídeo experiências ainda pouco conhecidas de produtores agroflorestais com animais.
Mas qual a relevância prática de ir buscar e documentar em vídeo a percepção e boas práticas de produtores rurais?

Na América Central o método de educação Campesino-Campesino, destaca que é dando voz aos produtores, disseminando suas experiências, que boas práticas tem mais chance de serem adotadas. Afinal, ninguém melhor para falar com agricultor do que outro agricultor.

Como este método é diretamente relacionado à adoção de práticas agroecológicas e agroflorestais, considerei que incluir ela na pesquisa científica de doutorado poderia contribuir diretamente para disseminar boas práticas. Assim, também empoderando aqueles que estão na linha de frente pela regeneração planetária.

Começaremos a divulgar essas experiências esperando contribuir com positivas transformações.

Chega mais!

Instagram: @verde.emfoco
#agrofloresta #agroforestry #permacultura #agroecologia #permaculture # agroecology
#silvopasture #ilpf #integracaopecuariafloresta #agriculturaregenerativa #agroflorestalevadaaserio #agriculturafamiliar #caatinga #regreentheplanet #carbonfree #agriculturasintrópica #plantasalimenticiasnaoconvencionais #plantasmedicinais #plantasquecuram #vidanaroça #vidanocampo #agroecologia #arvoresnativas #aquecimentoglobal #salveacaatinga
#produtoresrurais #planteflorestas #adoradoresdearvores #educaçãoambiental
#drylands #ipreview via @preview.app”