Blog

Mutirão camponês para colheita do amendoim em Sergipe - 13/03/2022

A família camponesa de Maria Conceição (Veinha) e José (Gureba) da comunidade Tenório em Neópolis, Sergipe, realizaram um plantio de amendoim irrigado.

 

Foram quase três dias inteiros para colher o amendoim na propriedade da família. O amendoim foi plantado no modo irrigado com micro aspersão a adubação veio da propriedade, no mesmo local a família criam ovelhas.

 

O sistema de produção é bastante diverso, vai das culturas anuais como mandioca, milho e feijão até as bananeiras, além da criação de alguns ovinos de onde tiram os estercos para suas plantações. O manejo do roçado é feito com práticas agroecológicas.

 

“Esse foi o primeiro plantio que tenho conhecimento aqui na região, nós sempre plantamos no inverto e eu estou muito satisfeito com o resultado, estou muito animado, agora além de eu produzir a amendoim, também mostrei para outros que é possível produzir sem botar nenhum adubo químico no solo”, revela seu Gureba.

“A terra era um pouco mais que uma tarefa, mais como o amendoim irrigado tem muita folha tivemos que despencar um pouco mais lento, conseguimos envolver outros para a além de nós, todos os dias foram de mutirão”, quem fala agora é dona Maria Conceição.”