Blog

Novo fornecedor de ovos - 13/03/2022

Nossa parceira de muitos anos, Glória Porto, não poderá mais fornecer ovos para a Rede Ecológica. Agradecemos muito à Glória e família por sua parceria e pelo fornecimento quinzenal de ovos caipiras. Nossa outra parceira no fornecimento de ovos é a produtora Suély Paixão, de Xerém, que continuará a entregar quinzenalmente.

 

Diante do fim do fornecimento de ovos pela Glória, iniciamos uma conversa no grupo de acompanhantes de frescos buscando informações sobre produtores já parceiros da Rede que pudessem assumir o fornecimento quinzenal. E essa conversa se expandiu para uma reflexão sobre o sistema de produção de ovos e a qualidade do produto que consumimos. Pedimos aos produtores várias informações sobre como criam as galinhas, se ficam confinadas ou soltas, a alimentação dos animais, a composição das rações que utilizam, além da quantidade produzida. O retorno dos produtores foi ótimo, alguns forneceram detalhes sobre o sistema de produção. Tudo foi reunido e armazenado para registro na Rede.

 

Os novos fornecedores de ovos para a Rede a partir de 5 de março serão o Coletivo Alaíde Reis, de Piraí, e o Coletivo Assentamento Terra Prometida, de Caxias. O sistema de produção deles é muito similar ao adotado pela Glória ou Suély. Os ovos são caipiras, de galinhas criadas soltas ao menos parte do dia. A alimentação é de frutas, grãos e verduras, produzidos nos quintais, e complementada com ração. É importante destacar que as rações contêm milho e soja transgênicos Não conseguimos informações suficientes sobre o uso de indutores de crescimento nas rações, que são antibióticos, portanto, algumas podem conter esses produtos. O uso de hormônios, por ser proibido por lei, não entra na composição das rações. A dificuldade para o uso da ração orgânica é seu preço elevado, o que aumentaria demais o custo dos ovos.

 

Estamos buscando um produtor que ofereça ovos sem uso de ração ou outros complementos e estimulando para que os Assentamentos façam cursos sobre produção de ovos orgânicos e agroecológicos.

 

Grupo envolvido: Marinete Merss, Carminha Santos, Sandra Kokudai, Rosângela Cintrão (Bibi), Miatã Guedes, Elaine Fidalgo.