Blog

Homenagem a Fátima Midori Ohara

Recebemos a notícia da passagem de Fátima Ohara, que fazia parte do grupo SerOrgânico em Seropédica.

Sempre muito dinâmica, além de produtora era também facilitadora do SPG Seropédica da ABIO.

A seguir, homenagem preparada pelo SerOrgânico, através do João Pimenta, um de nossos motoristas.

NOSSA HOMENAGEM A UMA GRANDE AMIGA E COMPANHEIRA DE LUTA.

Presença marcante da nossa amiga, FATIMA MIDORI OHARA, na organização dos grupos de produtores e agricultores orgânicos de Seropédica e também na comercialização dos nossos produtos, participou na fundação da Associação de Santa Alice e Coletivo, uma das primeiras ser certificada como agricultora orgânica da ABIO. Na fundação do primeiro grupo de agricultores a interagir com a Rede Ecológica está instituição que nos iniciou na importância de produzir sem uso de agrotóxico e que comprava todo nossa produção.

Participou da fundação do SERORGANICO, (Grupo de produtores Orgânico de Seropédica), primeiro grupo certificado pelo SPG-ABIO em Seropédica, Associação esta que a Rede e a ABIO nos ajudou a formalizar, para que possamos ter uma identidade formalizada.

FATIMA foi pioneira em todas as atividades desse grupo que existe até os dias de hoje desde 2009. Foi incansável na organização dos pedidos que a Rede nós fazia de produtos das nossas roças, foi figura importantíssima como representante do grupo na barraca da feira da Glória e outras feira que participamos com os produtos por nós cultivados e de uma grande variedade, e esbanjava conhecimentos tanto no conhecimento de como se plantar como inúmeras receitas ela passava com muita alegria e para terminar porque senão ficaria muito mais longo esse relato de uma pessoa que tanto bem fez para um coletivo de simples agricultores e amantes da terra e natureza.

Registro aqui o trabalho incansável que teve ao atuar como facilitadora do SPG ABIO-Grupo Seropédica, como se preocupou com cada um de seus associados para terem os seus certificados em dia.

VALEU FATINHA, ESTEJA BEM ONDE ESTIVER E TENHA CERTEZA QUE ESCREVEU SUA HISTÓRIA NOS NOSSOS CORAÇÕES.

SerOrgânico. SPG-ABIO-Seropédica.

Ailea, ex-cestante do núcleo de Nova Iguaçu e que acompanha de perto o Ser Orgânico:

“Fatinha foi uma guerreira admirável e cumpriu heroicamente seu propósito de vida…

Ela dedicou sua vida ao Amor de trabalhar com a Terra e a cuidar dos seus pais.

Honrou sua condição de filha até o fim…

Admiravelmente sua Vida foi um Grande Exemplo para todos nós…

Uma honra tê-la conhecido e ter participado de tantas vivências nas visitações aos sítios, eventos e reuniões do SerOrgânico e SPG Seropédica ao longo dos anos.

Um grande aprendizado…

Tão pequenina no corpo, mas, uma Grande Guerreira da Terra, com uma força incrível.

Expressava uma dedicação e responsabilidade admiráveis no trabalho como facilitadora da Abio, nas feiras, na convivência com os agricultores que ao longo do tempo sólidas amizades foram construídas.

Serenidade e Resistência inabaláveis para preservar seu pequeno Sítio, e mantê-lo vivo e produtivo, apesar da pressão absurda das empresas de Logística que se instalaram nos arredores.

Um Oásis da Agricultura Familiar Orgânica…

Um coração forte que vale muito mais que todo o ouro da Terra.”.