Blog

Produtos da Família Freitas - 09/04/22

Olá, Rede!

Passando aqui para lembrar: na próxima segunda, 11 de abril, 20 h, encerra o Pedido de Secos.


Lembrem de incluir na sua listinha a Família Freitas, uma microprodução familiar de produtos de limpeza para sua casa e com itens também para higiene pessoal. O seu pedido fortalece esta produção como principal fonte de receita.

Já faz um bom tempo a relação da Família  Freitas com a  Rede Ecológica – desde 2003, através da Cooperlimpe, uma iniciativa de economia solidária, que envolvia vários associados na Baixada Fluminense e Joana Freitas era uma delas. A cooperativa, formada através  de um curso de capacitação da FAETEC sobre como fazer produtos de limpeza,  passou a produzir e distribuir seus produtos para a Rede Ecológica a partir de então. Dificuldades as mais diversas acabaram por dissolver a cooperativa ainda em 2003 e foi suspenso o fornecimento dos produtos.

Em 2004 foram experimentadas várias configurações, no sentido de se manter na Rede a disponibilização de produtos de limpeza, e ao mesmo tempo gerar uma atividade econômica sustentável para quem os produzisse.  Em torno de 2005, Joana acabou retomando a produção, dessa vez com sua família.

A partir de um trabalho em família, seus cinco membros passaram a trabalhar juntos, distribuindo entre si as tarefas: Rubenilton, um dos filhos, ficou responsável pela confecção dos cadernos ecológicos; Joana responde pela produção dos sabonetes e produtos de limpeza; Gabriel, seu marido, faz as compras da matéria prima e dos vasilhames, participando sempre do mutirão que antecede a entrega dos secos, a cada mês; Rubia, a filha, é responsável pela parte financeira e administrativa; e Rubenildes, com paralisia cerebral, também ajuda embalando os sabonetes, colocando os rótulos e dobrando as páginas dos cadernos.

Atualmente, este micro produtor produz desde produtos de limpeza para casa, como cloro, sabão de óleo reutilizado e palmiste  até aos de higiene pessoal, como sabonetes de alecrim, capim-limão etc., além dos cadernos ecológicos.

A consciência ecológica tem ganhado cada vez mais criticidade, tanto por parte de quem compra, quanto por quem produz. Faz parte  deste saber, entender que um produto pode limpar eficazmente com menos espuma e corantes e sem poluir o planeta.

Neste sentido, o avanço agora é como incluir fórmulas mais suaves em toda linha de produtos, numa conexão bem próxima  da Natureza.  Para começar podem ser desenvolvidos outros produtos derivados do palmiste, por ex. O passo a passo ecológico já reiniciou!