Blog

Visita á Chácara Esperança

Texto de Elaine Fidalgo e João Cândido

Em passagem pela região da Canastra, em Minas Gerais, tivemos a oportunidade de conhecer Helena, Luciano Carvalho e sua família, da Chácara Esperança.

Passamos uma deliciosa tarde conversando e conhecendo um pouco mais sobre a história dessa família e a produção do delicioso queijo canastra que chega uma vez por mês a nós pela Rede Ecológica.

A história é de muita luta, chegando em uma terra que tinha apenas capim, ou seja, praticamente nada, e todo o trabalho de recuperação da terra, construção de moradia e organização da infraestrutura necessária para a produção de queijo. Foram muitos anos para chegar ao que vimos lá em nossa visita em 11 de abril de 2022. Eles são especialistas em queijo canastra e, para isso, estudaram muito, se aprimoraram, sempre buscando alternativas ao modelo de produção dependente de agroquímicos, como as soluções adotadas por eles vindas da biodinâmica.

O bem estar dos animais também conta muito na qualidade final do produto, por isso Luciano não “mutila” as vacas, ou seja, não corta o chifre delas. São cuidados que imprimem ao queijo produzido na Chácara Esperança uma qualidade ímpar.

Muitas dificuldades foram e continuam surgindo pelo caminho, principalmente, na legislação, ao alterar padrões de produção, dificultando a comercialização dos produtos.

Luciano e Helena resistem e são bons exemplos de produção agroecológica para toda a região da Canastra, e a Rede Ecológica faz bem em distribuir seus produtos e divulgar sua produção.