Blog

Incêndio de grandes proporções atinge o PDS Osvaldo de Oliveira - 27/08/22

NOTA DO MST-RJ

O Movimento dos trabalhadores rurais sem terra do Rio de Janeiro informa que, no dia 18/8/2022, iniciou-se um foco de incêndio natural provocado pelas altas temperaturas e a seca no Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira na região serrana de Macaé.

O incêndio teve início no começo da tarde e se propagou rapidamente pelo assentamento devido aos fortes ventos. O Incêndio provocou a perda total de várias unidades de produção e moradias dos assentados, perda total de produção, sistemas de irrigação e criação animal, como também atingiu o sistema de rede elétrica, deixando as famílias sem energia e sem água (já que as mangueiras que distribuem desde a nascente, também foram atingidas pelo fogo).

É necessário mais uma vez denunciar o descaso público. A falta de estradas gera maior desafio para a entrada dos bombeiros. Há mais de 10 anos as famílias de assentados do PDS Osvaldo de Oliveira lutam para viver e preservar o território, que é o 1º PDS do Estado do Rio de Janeiro. O descompromisso do atual governo federal com a reforma agrária se evidencia com a ausência de políticas públicas tão necessárias para se garantir esse direito constitucional que é a reforma agrária!

Solidariedade. Como ajudar?

O MST rapidamente e articulado com o conjunto da sociedade conclama a todos, todas e todes a serem solidários com os companheiros e companheiras do PDS Osvaldo de Oliveira, que neste momento precisam de forma urgente: Água para beber, Alimentos, Agasalhos, Cobertores, Barracas, Lonas, Ferramentas e doações em dinheiro para reerguer os barracos.

Pontos de arrecadação:

Armazém do Campo Rio de Janeiro, Av. Mem de Sá 135, Centro.
SindiPetro-Macaé
UFF-Rio das Ostras, Portaria de entrada do Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Campus Universitário de Rio das Ostras
UFF-Macaé (próximo ao bloco D)
Acampamento Edson Nogueira KM 18 RJ 162

Para doações em dinheiro, o MST regional estará disponibilizando a chave pix e conta bancária:
Banco do Brasil
Agência 5768-1
CC 12516-4
PIX: 05805135728 (CPF)
Titular: Ramiro Marcos Dulcich Piccolo

Encaminhar comprovante para prestação de contas telefone 21-985165791

https://www.instagram.com/p/ChbGn7rNCAk/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/Chap7S3JNlk/?igshid=YmMyMTA2M2Y=