Blog

Relato da reunião da Comissão Gestora em 11/10/22

Presentes: João Cândido (Santa), Diana (Itaboraí), Miriam (Urca), Elaine (Niterói), Alexandre (Grajaú), Tadeu (Caxias), Letícia (Campo Grande), Marinete (Urca) e Diogo (Humaitá)

Pauta:
1.  Comissões da rede
2. Avaliação das eleições e da nossa adesão à carta da ANA.
3. Posicionamento da Rede sobre o segundo turno
4. Cestas de Natal e responsáveis pelas entregas (discussão ficou para próximo mês)

1.      João (Santa), Miriam (Urca) e Beth (Grajaú) se reuniram para repensar as comissões da rede. Propuseram uma nova estrutura, a partir da avaliação de quais estão funcionando e quais precisariam funcionar melhor. A planilha pode ser acessada no link: ORGANOGRAMA DA REDE (com planilha das NECESSIDADES) – Planilhas Google
Área 1 – Administração e organização interna
a.      Comissão Gestora (ter enfoque mais estratégico, pensar mais os rumos da Rede);
b.      Informática (sistema e cadastro de participações);
c.      Acolhida (que deve se comunicar mais, encontrar pontos em comum);
d.      Finanças;
e.      Logística (com as subcomissões de mutirão/ retornáveis; motoristas…);
Área 2 – Relação Produtores e Consumidores
a.      Acompanhantes de Frescos;
b.      Acompanhantes de Secos; como grupos autogestivos, sem uma coordenação especifica
Área 3 – Comunicação e formação
a.      Comunicação (que passa a conter site, redes sociais, organização de informações e documentos da rede, carta semanal) – esta comissão está muito pulverizada e com pouquíssimas pessoas. Necessidade de se integrar os diferentes canais de comunicação e alinhar formas de comunicar.
b.      Comissão dos 3Rs podendo-se pensar no repasse com o coração, que trabalha com o reaproveitamento de embalagens, pensar a pegada ecológica da rede, algo que foi bem trabalhoso e pouco aproveitado.
c.      Cozinha é uma comissão que funciona em certos momentos para certas tarefas. Atualmente está bastante desativada, mas é muito importante
Área 4 – Movimentos Sociais
a.      Representação da Rede no Consea – se viu a necessidade de que as representantes consigam se aproximar mais da rede e sensibilizar outras pessoas para participar
b.      Campanha Campo e Favela – Viu-se que este seria um tópico especifico a necessitar ser discutido, inicialmente a partir dos integrantes que estão atuando na campanha e posteriormente na cg. As doações diminuíram muito, e temos que pensar como encaminhar para o próximo ano, o que modificamos. Pensou-se um balanço a ser solicitado ao grupo da campanha, a ser visto com a cg.
c.      Acompanhamento à atuação parlamentar relativo a agroecologia, com ênfase na assembleia legislativa.
d.      Crédito Solidário – uma integração de empréstimos para produtores e motoristas, que tem tido um apoio bom por parte dos consumidores. (experiência do credito trabalhado com o Mst para a compra de um caminhão, compra já saldada. Atualmente está aberto a novos projetos)
Comissões que precisam de mais pessoas: Comunicação; Comissão dos 3Rs
Proposta de retomar a Comissão de visitas aos produtores (organização de visitas)
A nova proposta foi aprovada pela CG.
Ficou decidido ainda que cada gestor fará a apresentação ao seu núcleo atualizar a participação de cada pessoa do núcleo nas comissões definidas. O gestor deve ainda avaliar as pessoas sem participação e apresentar as comissões para identificar novos participantes. Esta atualização deverá ser trazida na próxima reunião da CG.
Diana, do núcleo Itaboraí, trouxe a realidade do núcleo, pequeno mas muito ativo. E que tem interesse em fazer oficinas de cozinha, já que tem um casal associado que fazem comida vegana, com muito espaço. Foi recomendada uma integração mínima à comissão de cozinha.

2.      Pontos 2 e 3 – Foi bem avaliada a participação da rede no 1º turno, com a adesão à Carta-Compromisso da ANA e a divulgação das candidaturas. Para o 2º turno, definiu-se como necessário o compartilhamento de informações ligando o tema da alimentação e da agroecologia às eleições.
Candidaturas eleitas que assinaram a carta:
Deputados Federais
1.      Reimont – PT
2.      Chico Alencar – PSOL
3.      Jandira Feghale – PCdoB
4.      Benedita da Silva – PT
5.      Lindbergh – PT
6.      Glauber Braga – PSOL
7.      Talíria Petrone – PSOL
8.      Pastor Henrique – PSOL

Deputados Estaduais:
9.      Flavio Serafini – PSOL
10.     Carlos Minc – PSB
11.     Marina do MST – PT
12.     Elika Takimoto – PT
13.     Renata Souza Deputada/o Estadual PSOL

Com relação ao 2º turno, foi aprovado seguir o posicionamento da ANA – Articulação Nacional da Agroecologia, de apoio à chapa Lula-Alckmim para o governo federal em função dos compromissos desta chapa com os temas da segurança alimentar e da agroecologia. Material que demonstra esta associação será divulgado no grupo para difusão junto aos núcleos.

3.      Vimos que este mês de outubro – a Rede completa 21 anos. Ficamos de examinar um encontro para festejar.