Blog

Rede Ecológica Busca novo espaço para seus mutirões

A Rede Ecológica é um movimento social que visa fomentar o consumo ético, solidário e ecológico. Ela se organiza em torno de compras coletivas de consumidores organizados em vários locais da Grande Rio de Janeiro, da construção de uma relação solidária com os produtores familiares agroecológicos, da formação e atuação política em torno da alimentação soberana e saudável e da parceria com movimentos sociais e territórios. Mais informações sobre a Rede Ecológica podem ser encontradas em http://redeecologicario.org.

A organização das compras coletivas é realizada pelo trabalho colaborativo dos associados através de mutirões de recebimento e distribuição dos produtos entre os núcleos dispersos pela Grande Rio. Para tanto necessitamos de um espaço com as características abaixo para podermos realizar a logística de receber, separar e distribuir os produtos.

A dinâmica da logística da Rede Ecológica:

  1. Os associados fazem seus pedidos via sistema informatizado, que são agrupados e os pedidos junto aos produtores são emitidos.
  2. Os produtos dos pedidos semanais (Frescos) são encaminhados para o local do mutirão aos sábados bem cedo. São recebidos pela comissão de logística da Rede e distribuídos através de kombis para os núcleos
  3. Os produtos dos pedidos mensais (Secos), solicitados de produtores mais distantes, são encaminhados para o local do mutirão através de transportadoras e são entregues nos horários comerciais durante a semana ao longo do mês.
  4. Na primeira sexta-feira do mês, os cestantes da Rede se organizam para separar todos os produtos do pedido de Secos. Estes produtos são retirados no sábado pelas kombis dos transportadores que prestam esse serviço à Rede junto com o pedido de Frescos da semana.
  5. Como logística reversa, as embalagens reaproveitáveis retornam para o local do mutirão para serem devolvidas aos produtores nas próximas entregas.

Características do Espaço necessário.

  1. Área coberta com cerca de 120 m2 para proteção das intempéries, que permita o manuseio dos produtos durante os mutirões mensais.
  2. Este espaço deve contemplar uma área fechada e protegida cerca de 10 m2, para  o armazenamento do estoque regulador e dos produtos recebidos ao longo do mês
  3. Estantes metálicas para o armazenamento do material da rede e embalagens dos retornáveis. Mesa, cadeiras dobráveis e engradados plásticos
  4. Alimentação elétrica com fornecimento contínuo de energia para instalação das geladeiras e freezer
  5. Banheiro e ponto d água para limpeza  
  6. Presença de pessoas no horário comercial que possam receber os produtos das transportadoras.
  7. Acesso para veículos de carga como caminhões pequenos e kombis que realizam a carga e descarga dos pedidos.
  8. Espaço preferencialmente plano (sem escadas) 
  9. Área para distribuição de frescos

Caso você conheça algum lugar na região central do Rio entre em contato através do email: inforede.ecologica@gmail.com.