Blog

Congresso Brasileiro de Agroecologia

A comissão de organização do próximo CBA (Congresso Brasileiro de Agroecologia) lançou um formulário com o objetivo de incluir novas pessoas e parcerias no processo de construção do evento. Este formulário pode ser preenchido por pessoas ou por representantes de organizações, coletivos, associações e grupos diversos. Seria muito bom se a Rede Ecológica e nossos parceiros preenchessem o formulário e colaborassem. Alguém se disporia a articular esta participação pela Rede Ecológica?

Seguem algumas informações a mais, que estão também no formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUIajsnOyZFFN-qkrqMDtfx_kN4oeG-MSSZrEC_YRnPjUG9g/viewform

O XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de novembro/2023.  O CBA é promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Espera-se mais de 5.000 participantes inscritas/os, entre pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais.
A agroecologia na região Sudeste compõe um mosaico colorido de sotaques, cores, abordagens, que movimentam as águas que nutrem inúmeras iniciativas nacionais. Inclui coletivos e movimentos de luta por moradia, direito à cidade, reforma sanitária, agricultura urbana agroecológica; antirracistas; feministas, segurança alimentar e nutricional, cultura, economia solidária e justiça ambiental.
Esta edição do CBA prevê também atividades em espaços públicos, que propiciem dar visibilidade ao movimento agroecológico junto a um público mais amplo. A proposta é uma ocupação descentralizada de diferentes espaços da cidade do Rio de Janeiro, como praças, locais de expressões culturais, prédios públicos e privados, que sejam de fácil acesso ao público..
O ponto de partida será a Fundição Progresso, capilarizada, posteriormente, para os Arcos da Lapa, a Praça Paris e a região da Pequena África, sobretudo o bairro da Gamboa. A escolha desses pontos se baseou no reconhecimento de locais que guardam memórias e processos históricos para a luta antirracista, para a cultura e para o combate à fome no Rio de Janeiro e no Brasil.
O congresso é plural e está em movimento, buscando fomentar diferentes formas de construir e experenciar o conhecimento agroecológico, além de promover o amplo e democrático acesso à informação, contemplando não só as pessoas inscritas no evento, mas aquelas que transitam nesses espaços.
Navegando por um oceano de desejos, intenções, potencialidades e desafios, o XII CBA vem se consolidando como um espaço plural e multifacetado, que acolhe e integra diferentes saberes, processos e movimentos. Em 2023, celebramos 20 anos desde o primeiro Congresso, realizado em Porto Alegre (RS). Construído por muitas mãos, esse é um encontro possível apenas pelo tecer coletivo, diverso e colaborativo.