Blog

Eu, você e o cacau

Rodica Weitzman (núcleo Santa) está convidando para conhecer uma proposta inovadora para trabalhar a Educação Nutricional!
“Temos uma proposta bem inovadora para trabalhar a Educação Nutricional  e Educação do Gosto que poderá ser usada para todos os alimentos que o seu filho for consumir.

A proposta inclui quatro encontros que abordam receitas práticas feitas com chocolates agroecológicos e “mão na massa” como chave para entender os processos que levam ao sabor e a identificação desse sabor através das papilas.

A ideia é realizar estes encontros na época da Páscoa, para que desta vez possam fazer a própria Páscoa de uma maneira mais saudável e criativa!

O público alvo serão os pré-adolescentes de diferentes escolas do bairro Santa Teresa e de Laranjeiras. No dia 19/03, às 16 horas, convidamos vocês a vir conosco na apresentação dessa proposta, acompanhada de uma degustação que será na casa da Rodica! (Segue o endereço abaixo).

Agora, temos o prazer de apresentar a facilitadora deste projeto pedagógico tão especial, a saber:

Patrícia Nicolau, bacharelanda em Nutrição pela UFRJ, Chocolateira funcional e estudiosa do cacau e suas interfaces socioculturais. Tem vários projetos destinados ao tema do cacau com diferentes públicos. Trabalha e estuda as diversas fases do cacau e chocolate desde 1990, sempre observou o alto potencial que o fruto tem. Hoje em dia, percebe que o Brasil pensa cacau e chocolate, como nunca houve em toda história do nosso país.

A ideia é promover saúde através das oficinas sobre a iguaria doce mais amada do mundo. Falaremos sobre a origem, identidade e possibilidades com o cacau e chocolate, com elementos que atravessam a cultura, história e memória alimentar do cacau, revelando os hábitos culinários dos povos originários das Américas. Através desse conceito, a criança entende sobre o ciclo do alimento, o respeito à terra e o tempo dela, a valorização do doce feito em casa, visando a diminuição do consumo do açúcar, achocolatados e chocolates com alto teor de gordura.

 A proposta inclui quatro encontros que abordam receitas práticas feitas com chocolates agroecológicos e “mão na massa” como chave para entender os processos que levam ao sabor e a identificação desse sabor através das papilas.

A construção do gosto revela o bom uso alimentar e é isso que o programa quer passar! No dia 19/03, te convidamos então, para provar chocolates agroecológicos (saudáveis e gostosos) e para conhecer um programa que vai mudar a maneira como o seu filho consome chocolate!

DETALHES: Encontro no Domingo,19/03 às 16h, na casa da Rodica

Rua Julia Otoni, 430 – Santa Teresa