A Rede Ecológica é um movimento social que visa fomentar o consumo ético, solidário e ecológico. A Rede atua em 4 áreas:
- Compra coletivas de pequenos produtores e a estrutura relacionada.
- Interação entre produtores e consumidores.
- Comunicação e formação das pessoas envolvidas
- Integração com movimentos sociais.
A rede se divide em 11 núcleos: Campo Grande, Caxias, Grajaú, Humaitá, Itaboraí, Niterói, Nova Iguaçu, Santa Teresa, são João de Meriti, Urca e Vargem grande.
O núcleo da Urca hoje tem 24 associados, que se organizam para cooperar nas entregas semanais de produtos frescos e nas entregas mensais de produtos secos, que acontecem todos os sábados nas instalações da Escola NSU (@escolanau) na Urca, parceira e associada à Rede Ecológica.
Os associados da Urca participam também no acompanhamento de produtores, na logística da distribuição dos produtos para os núcleos, no retorno de embalagens, na comunicação/redes sociais, em campanhas como o Campo e a Favela de Mãos dadas contra o Coronavírus e a Fome, criada em 2020, e cujos resultados ampliaram o acesso de 7 territórios (Articulação das Vargens, CAC – Centro de Atividades Comunitárias, CEM – Centro de Integração da Serra da Misericórdia, FAG – Fundação Angélica Goulart, Acampamento Edson Nogueira, Coletivo Rua Solidária e SIM Eu Sou do Meio populares apoiados à Comida de Verdade.