O Sítio Quaresmeiras foi criado em 1997 por um casal ecologista, em busca de harmonia com a natureza. Nicole e Marc tiram seu sustento dos frutos que a terra lhes dá em retorno ao carinho destinado à ela.
A produção fica encaixada em uma clareira cercada de montanhas florestadas por todos os lados. Dessas montanhas brota água potável que dá vida para todo o vale. São 5 hectares de cultivos de frutas e raízes, produzidos de forma ecológica e certificado orgânico pela Abio. Este pequena área de produção possibilita a produção de frutas, legumes e doces, que fazem para que os outros 200 hectares da propriedade fiquem protegidos por Marc e Nicole. Um sustentando o outro.
Atualmente oferecem mais que 70 itens ao longo do ano, entre produtos em natura e produtos processados. Tem uma cozinha para elaboração de doces, biscoitos e desidratados, que aumentam a eficiência da produção, no que consegue aproveitar de quase 100% do que é produzido aqui.
Foto: O convívio da produção com a natureza. No fundo, as árvores Quaresmeiras, de flor roxa, que deram nome para o Sitio.
O princípio da ecologia observado no dia a dia da lida com a terra nos educa a valorizar a cooperação e a simbiose que cada vez mais se torna a base de nossos relacionamentos sociais. O nosso bom relacionamento com funcionários, fornecedores e compradores forma toda uma cadeia do bem, um início de uma nova economia. Por isso valorizamos muitíssimo iniciativas como a da Rede Ecológica. São nessas formas alternativas de abastecimento de alimentos, que a produção orgânica pode trazer o máximo de transformação para a sociedade. A transformação ecológica e social deixa de ser restrita a forma de produção interna ao sítio e passa a se expandir para muito mais além.
Quando tivemos a honra de entrar para a Rede Ecológica em __(ano)_2009__?__ foi um grande incentivo para que continuássemos e aprofundássemos na nossa decisão de abandonar a dinâmica empresarial e capitalista que a roda viva da sociedade tendia a nos jogar. A relação com a Rede Ecológica nos fortalece tanto economicamente como ideologicamente na jornada de criação de uma novo sistema agro-alimentar desde a semente até o prato.
Hoje somos ativos em vários canais de venda direta ou alternativa. Com muito orgulho fazemos parte de duas feiras orgânicas (desde 2002) e da Junta Local (desde 2015). Nesses canais representamos também 4 produtores da região que sem a nossa ajuda não teriam a capacidade de ter os seus produtos reconhecidos pelo seu grande valor ecológico e sociais.
Somos grande apoiadores do sistema participativo de garantia (SPG) como forma colaborativa de geração de garantia de práticas de agricultura orgânica. Neste sistema de certificação, os agricultores visitam as propriedade um aos outros, estimulando a troca de informações, conhecimentos, sementes e mudas. A certificação orgânica garanta que muitos princípios ecológicos e sócias estão sendo seguidos. Alem de verificar que a propriedade esteja ausente de agrotóxicos e adubos químicos, a visita verifica que cuidamos das fontes de água e as matas, proibindo uso de fogo e trabalhos nas margens de rios. Está certificado que os colaboradores no sítio estejam com a situação de trabalho regularizada (aqui os 10 funcionários fixos tem carteira assinada), e que a sistema de esgoto, e moradias estejam apropriados. A sistema de SPG estimula a “ecologização” das propriedades incluindo além das técnicas orgânicas de produção, a preservação do ambiente natural e da biodiversidade,
Foto: Visita de verificação da conformidade orgânica do grupo de Nova Friburgo e região do SPG Abio
Com a certeza que a transformação da sociedade é fundamental para viabilizar a nova agricultura, nesse sentido ajudamos a fundar o núcleo da Articulação de Agroecologia Serrana Leste o qual representamos a nível estadual no comitê de política da AARJ.
Na ecologia, o mutualismo existe quando em uma interação de longo prazo dois indivíduos de espécies diferentes se beneficiam um do outro. É assim que pensamos o futuro de nossas relações com a Rede Ecológica.
Foto: Nicole Doerrzapf e Marc Ferrez Weinberg, do Sítio Quaresmeiras
Foto: A nossa Casa de Doces, aonde fazemos a expedição de produtos frescos, e elaboramos os doces.
Foto: A nossa cozinha. Inspecionada e aprovado todo ano pelos fiscais sanitários.
Foto: Parte da nossa equipe. Muitas ligações familiares: neste foto tem mãe, pai, filho, irmã e cunhado de uma família só. E muitos já completaram 10 anos conosco! Se tornaram a nossa família também!