Blog

É época de caqui!

Texto e Fotos Elaine Fidalgo.

Março, abril e maio – em alguns anos, também fevereiro e junho – são meses em que temos oferta de caquis na Rede Ecológica, fornecidos pela Agroprata, Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca. É a nossa “festa do caqui”, porque aproveitamos os poucos meses de oferta dessa fruta para utilizarmos ao natural ou na forma sucos, sorvetes, compotas, vinagre, dentre outras.

Mas por que somente nesses meses? Porque a produção ocorre somente nesse período e os agricultores da Agroprata têm que ser rápidos para colher e escoar a produção dessa fruta delicada. Delicada porque esses caquis apresentam consistência mole e gelatinosa quando maduros, por isso o manuseio durante a colheita, acondicionamento e transporte é um desafio.

Em visita à Sede da Associação Agroprata, em março de 2023, a Diretora Executiva da Associação, Sra. Rita, e o associado, Sr. Claudino, nos explicaram um pouco sobre a colheita dos caquis.

O caqui é produzido no Parque Estadual da Pedra Branca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A história da presença das famílias de agricultores no Parque é antiga, remonta centenas de anos e contribuiu para a conservação dessa área.

Os produtores colhem as frutas nas suas áreas, colocam em caixas e levam até a Sede da Associação. Para os produtores que moram mais distante da Sede, esse percurso pode levar até duas horas e meia. O caminho é de subidas e descidas íngremes. Conta a Sra. Rita que, quem não está acostumado, pode demorar quatro horas para chegar à casa do Sr. Claudino.

A maioria dos produtores utiliza burros para carregar as caixas de caqui. Alguns, poucos, usam moto ou veículo adaptado. Da Associação para as feiras da cidade ou para os Núcleos da Rede Ecológica, o caqui segue em um caminhão que foi adquirido pelo Projeto Sertão Carioca (https://www.instagram.com/projeto.sertao.carioca/), coordenado pela AS-PTA.

Os caquis são colhidos “de vez”, no ponto exato para resistir ao transporte até o consumidor final. Quando chegam à Sede da Associação, são colocados em uma estufa, para amadurecerem mais um pouco antes de ir às feiras. Essa estufa, que atualmente não está em boas condições, será reformada em breve graças a um recurso vindo de um projeto da Fiocruz.

A Sra. Rita também lembra que no início da safra, alguns caquis podem apresentar a parte interna escura, que não é estragado, mas sim uma variedade que tem essa característica e produz mais sementes, o chamado caqui chocolate. Mas a maior produção de caquis na região é da variedade conhecida como Rama Forte.