Blog

[Live#5] Agrotóxicos na Água

A Rede Ecológica, no incentivo a Agricultura Urbana como uma das estratégias fundamentais para a Soberania Alimentar de nossas casas e, sobretudo, dos territórios economicamente vulneráveis da cidade, tem se aproximado da temática da água.

Na ação que foi contemplada pela Chamada Pública para apoio as ações emergenciais junto a populações vulneráveis – Covid 19, por exemplo, a Rede Ecológica se propôs a apoiar a construção de uma cisterna para a captação da água da chuva, na Serra da Misericórdia, onde o CEM desenvolve projeto de Agricultura Urbana, além de prever a doação de filtros de barro e de vela para famílias da Serra da Misericórdia (junto ao CEM) e de Pedra de Guarativa (junto a FAG-Fundação Angélica Goulart) e ao trabalho de fornecimento de quentinhas e água potável desenvolvido pelo Coletivo Rua Solidária.

Além disso, representados pela Ruth Freihof (Santa) na Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, gostaríamos de convidá-los aos debates Ao Vivo promovidos pela Campanha todas às 4as feiras, às 14h.

Nesta quarta-feira (27/05), às 14h, horário de Brasília, aconteceu a live da Campanha Contra os Agrotóxicos que debateu um tema fundamental: a água. Cerca de 2/3 do nosso corpo é feito de água: quais os efeitos que uma água contaminada por agrotóxicos por causar em seres humanos e animais? Existem limites seguros? O que podemos fazer para garantir uma água limpa?

O tema ganha ainda mais relevância com a abertura da consulta pública do Ministério da Saúde sobre a nova portaria de potabilidade da água.

Para falar sobre este tema: Mônica Lopes-Ferreira, imunologista e pesquisadora do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan, e Wanderley Pignati, médico e pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST), da UFMT. Ambos falaram sobre suas pesquisas que investigam a presença de agrotóxicos na água e seus efeitos em seres humanos e animais.
Acompanhe a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e assista o debate: