Blog

Campanha de arrecadação 2021 – a hora é essa do Mutirão Solidário!

Estamos nos preparando para retomar a campanha de arrecadação que teve início com uma maratona que obteve muito sucesso, garantindo a cobertura das cestas nos meses de outubro, novembro e dezembro. A campanha foi remodelada e ganhou um novo nome: Mutirão Solidário.

Estamos seguindo o modelo que adotamos na campanha que arrecadou o suficiente para a compra de um caminhão. Já temos uma única conta bancária, atendendo ao que nos foi sugerido por vocês. E o trabalho dos articuladores, acreditamos, será tranquilo, pois atuarão apenas como uma referência em cada núcleo.

Na próxima carta, teremos a reprodução do cartaz para ser divulgado em suas redes sociais, em seus grupos de WhatsApp, para amigos e familiares.

E mais: o núcleo Campo Grande preparou um passo a passo para motivar os integrantes dos núcleos a se mobilizarem pela campanha. Vale a pena que todos os núcleos aproveitem este trabalho e se inspirem!

De Ana Paula Rodrigues (Campo Grande) Seguem os vários passos para mobilizar os integrantes do núcleo a aderir à campanha, compreendendo bem o que está em jogo. Como base deste trabalho, deve acontecer a criação de  uma pequena comissão no núcleo  que  cuide disto.. Uma pessoa representa o núcleo na comissão do mutirão (no momento não há representante dos núcleos Nova Iguaçu e Caxias). Seria importante que mais pessoas, pelo menos uma ou duas se movimentem junto ao núcleo neste processo.

Passo 1: vídeo feito pela Amita contando sobre a campanha em geral, seus resultados amplos e seus desdobramentos

Passo 2 : divulgar vídeos feitos pelos territórios , aqui em Campo Grande,  enviamos um do CAC (S. João Meriti)

Passo 3: dois dias depois  outro da  FAG(Pedra)

Objetivos
Conhecer as realidades das ações apoiadas. Afetar e sensibilizar  as pessoas pra que possam aderir e participar  da campanha.

Passo 4 –  Divulgar  cards  com informações sobre como  podemos apoiar a campanha.
anexo  imagem

Passo 5 :  tivemos uma  conversa presencial, no dia do mutirão de entrega de secos, enquanto aguardávamos os produtos chegarem. Estavam mais ou menos 15 pessoas. Começamos apresentando os resultados da campanha, os territórios. Foi um momento de tirar duvidas .Partimos para a segunda fase da campanha, que busca avançar para mais autonomia alimentar, plantio nos quintais, geração de renda. A pergunta era como nós poderiamos nos engajar mais em relação as ações, não só em termos de cota? Ficou claro que a maior dificuldade não e conseguir pessoas que se comprometam com cotas e conseguir mais pessoas.

Trabalhou-se em cima das perguntas que Amita levantou no vídeo. Se cada um acha importante ter acesso à comida de verdade e como pensa em relação as demais pessoas. Nós temos este direito, este privilégio e como ficam as demais pessoas? Como podemos apoiar isto? A campanha é uma oportunidade ou não?

Como cada um se ve diante destas perguntas ?Foi muito legal este segundo momento. As pessoas se colocaram, e se pensou como o núcleo poderia apoiar esta continuidade. Algumas pessoas colocaram que o núcleo tem a possibilidade de apoiar os quintais,, seu manejo , fazer uma ação de mutirão Não só na Pedra, que é mais próxima mas também no CAC, por exemplo. Acharam interessante organizar um grupo, dividir o combustível, e ir a estes espaços. As pessoas ficaram bem animadas com esta perspectiva.  Esta seria uma boa forma de ir além do dinheiro.