Blog

Conheça o Atlas do Plástico

A imagem pode conter: texto que diz "A VIDA SECRETA DOS ABSORVENTES DESCARTÁVEIS Avaliação do ciclo de vida da energia dos materiais tilizados na produção 0 que entra: que quesai: sai: PEBD* 10 Enchimento de celulose Emissões: NOX**,C02 C02 "oee Papel Produção de absorventes descartáveis Matérias-p primas fósseis Absor Absorventes descartáveis >>> Electricidade Resíduos sólidos: (PEBD*,celulose, celulose, papel) *Polietileno baixa densidade nitrogênio SAIBA MAIS EM BR.BOELL.ORG/ATLASDOPLASTICO"Vem aí o ATLAS DO PLÁSTICO, com fatos, dados e números para provar que a história do plástico que a indústria nos conta é um mito.
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano. Por aqui, apenas 1,28% do plástico é reciclado, e com a pandemia de covid-19, estamos produzindo ainda mais resíduos.
Estamos contaminados de plástico até ao comer peixe, ao usar nossas roupas e produtos de higiene. O plástico consegue poluir em todos os estágios de seu ciclo de vida, desde quando o petróleo e o gás são extraídos para produzi-lo até quando é descartado indevidamente, depositado em aterros, reciclado de maneira equívoca ou queimado.
Vamos entender quem são os verdadeiros responsáveis pela poluição plástica?
Precisamos de reduções urgentes e drásticas na produção e no consumo de plástico e de regulamentações em nível local, nacional e global para lidar com a poluição do plástico na fonte.
Assim a humanidade, quem sabe, será capaz de transformar o cenário preocupante do futuro, como o projetado para 2050, quando haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Aprofundaremos esses assuntos com uma série de Lives, com transmissão no youtube.com/boellbrasil.